Elemento Sódio

O sódio é um elemento químico presente no corpo humano e também em nossa alimentação.

O sódio é um elemento químico de símbolo Na, possui número atômico 11 (11 prótons e 11 elétrons ) e massa atômica 23 u, se classifica como metal alcalino na Tabela Periódica e pertence a famíla 1 A. O sódio é um sólido em temperatura ambiente, é macio e tem coloração branca.

O sódio é muito importante, pois se faz presente no corpo humano e também na alimentação diária. É o principal tempero caseiro: cloreto de sódio (NaCl), mais conhecido como sal de cozinha. Está presente na nossa estrutura corpórea da seguinte maneira: quando atinge sua forma ionizada dentro de nosso organismo, o sódio se torna um dos principais fatores de regulação osmótica do sangue, de fluidos intercelulares e do equilíbrio ácido-base.

Veja abaixo algumas utilizações de compostos derivados do sódio:

Bicarbonato de sódio (NaHCO3): mistura cristalina solúvel em água e com sabor alcalino, apresenta-se como um pó branco que, por aquecimento, perde gás carbônico. Devido a esta propriedade é usado como fermento químico para pães e bolos. Neste caso, o crescimento da massa deve-se à liberação de CO2 gasoso. O NaHCO3 é considerado um sal e é utilizado também na fabricação de extintores de incêndio.

Hidróxido de sódio (NaOH): também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria para fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel.

Carbonato de sódio (Na2CO3): sal branco e translúcido que endurece e se agrega quando exposto ao ar devido à formação de hidratos. O carbonato de sódio é usado para o controle do pH da água potável, como aditivo alimentar, na fabricação de vidros e no tratamento de água das piscinas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados