Elementos cisurânicos

Elementos cisurânicos são aqueles produzidos em laboratório por causa de sua baixa quantidade ou ausência na natureza. Eles são o promécio, o tecnécio, o astato e o frâncio.
O tecnécio é um dos quatro elementos cisurânicos

Elementos cisurânicos são todos os elementos artificiais que não apresentam número atômico menor que 92 (acima desse valor são os artificiais denominados transurânicos). Eles são:

- Tecnécio: sigla Tc, número atômico 43;

- Promécio: sigla Pm, número atômico 61;

- Astato: sigla At, número atômico 85;

- Frâncio: sigla Fr, número atômico 87.

São denominados cisurânicos porque o número atômico é menor que o do elemento químico urânio (que é 92) e não são encontrados na natureza, ou são encontrados em quantidades tão pequenas que precisam ser sintetizados para serem utilizados em maior escala.

Conheça a seguir as características de cada um desses elementos cisurânicos.

Tecnécio

Trata-se de um elemento químico de natureza metálica, localizado no quinto período (o que justifica o fato de os seus átomos apresentarem cinco níveis) na família VII B (ou grupo 7) da tabela periódica.

Seus átomos apresentam 43 prótons no interior do núcleo e 43 elétrons distribuídos em suas eletrosferas, assim, têm a seguinte distribuição eletrônica:

Distribuição eletrônica do Tecnécio

Como é um elemento químico da família VIIB, e que apresenta como subnível mais energético o 4d5, é classificado como um elemento de transição externa.

Esse elemento pode ser obtido a partir do bombardeamento do átomo de molibdênio com radiação beta. Entre os seus principais isótopos, estão o 97Tc e 98Tc. Todos os seus isótopos são radioativos, por isso sua utilização está geralmente associada a tratamentos de câncer ou à realização de radiografia com contraste (quando é injetado no paciente a substância radioativa).

Promécio

Trata-se de um elemento químico de natureza metálica, localizado no sexto período (o que justifica o fato de os seus átomos apresentarem seis níveis) na família IIIB (ou grupo 3), mais precisamente na série dos lantanídeos da tabela periódica.

Seus átomos apresentam 61 prótons no interior do núcleo e 61 elétrons distribuídos em suas eletrosferas, dessa forma, possuem a seguinte distribuição eletrônica:

Distribuição eletrônica do Promécio

Como o promécio é um elemento químico da família IIIB, e que apresenta como subnível mais energético o 4f5, é classificado como um elemento de transição interna.

Ele é um elemento que deve ser sintetizado e, consequentemente, não é produzido em larga escala. Por esse motivo, esse elemento possui apenas algumas utilizações pontuais, como nas tintas luminescentes de mostradores e ponteiros de relógios, ou ainda como fonte de raio X em equipamentos de radiografia.

Astato

Trata-se de um elemento químico de natureza ametálica, localizado no sexto período (o que justifica o fato de os seus átomos apresentarem seis níveis) na família VIIA (ou grupo 17), mais precisamente na família dos halogênios da tabela periódica.

Seus átomos apresentam 85 prótons no interior do núcleo e 85 elétrons distribuídos em suas eletrosferas, assim, têm a seguinte distribuição eletrônica:

Distribuição eletrônica do Astato

Como o astato é um elemento químico da família VIIA, e que apresenta como subnível mais energético o 6p5, é classificado como um elemento representativo.

É um elemento cisurânico que pode ser obtido pelo bombardeamento de núcleos de bismuto com radiações alfa, e todos os seus isótopos são radioativos.

Uma utilização interessante para esse elemento é na radioterapia.

Frâncio

Trata-se de um elemento químico de natureza metálica, localizado no sétimo período (o que justifica o fato de os seus átomos apresentarem sete níveis) na família IA (ou grupo 1), mais precisamente na família dos metais alcalinos da tabela periódica.

Seus átomos apresentam 87 prótons no interior do núcleo e 87 elétrons distribuídos em suas eletrosferas e, por essa razão, têm a seguinte distribuição eletrônica:

Distribuição eletrônica do Frâncio

Como o frâncio é da família IA, e que apresenta como subnível mais energético o 7s1, é classificado como um elemento representativo.

O frâncio é um elemento de meia-vida muito curta, por causa disso ele não possui nenhuma aplicação considerável.

Publicado por Diogo Lopes Dias