Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Tabela periódica
  4. Elementos Representativos

Elementos Representativos

Os elementos representativos da Tabela Periódica são aqueles que pertencem às famílias que eram indicadas pela letra A e hoje correspondem aos grupos 1,2 e 13 a 18.

Entre as classificações de grupos que ocorrem na Tabela Periódica temos o grupo dos elementos representativos e o grupo dos elementos de transição. Sobre esses últimos você poderá ver mais detalhes no texto Elementos de Transição Interna e Externa.

Os elementos representativos, também chamados de elementos típicos ou característicos, são os mais estudados no Ensino Médio. De acordo com a notação mais antiga, esses elementos localizavam-se nas famílias identificadas pela letra “A”, que eram, respectivamente: IA, IIA, IIIA, IV A, VA, VIA, VIIA e VIIIA. Porém, essa notação está ultrapassada. Hoje as famílias da Tabela Periódica são representadas somente por números, indo de 1 a 18, sendo que os elementos representativos compõem as famílias 1, 2 e 13 a 18.

Elementos representativos e de transição na Tabela Periódica

Os elementos representativos possuem o elétron mais energético no subnível s ou p, dependendo da família a que pertence. Veja cada uma:

  • Família 1 (Li, Na, K, Rb, Cs, Fr): Família dos metais alcalinos — palavra que vem do árabe alcali, que significa “cinza de plantas”, de onde principalmente o sódio e o potássio eram extraídos. Todos esses elementos possuem no subnível mais energético apenas 1 elétron (ns1). O hidrogênio encontra-se nessa família porque ele possui um elétron na sua camada de valência, porém, suas características não se enquadram nesse e em nenhum outro grupo da Tabela Periódica.

Veja algumas configurações eletrônicas:

11Na: 1s2 2s2 2p6 3s1;

19K: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1;

37Rb: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s1.

Os metais alcalinos são sólidos, porém, macios; além disso, podem ser cortados com uma faca, mas são altamente reativos. Como é o caso do sódio, que explode violentamente ao ser colocado em contato com a água:

O sódio metálico é sólido e altamente reativo
O sódio metálico é sólido e altamente reativo*

  • Família 2 (Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra): Metais alcalinoterrosos, sendo que o termo “terroso” refere-se a “existir na terra”. Todos eles possuem dois elétrons no último nível e a configuração eletrônica termina em ns2.Veja:

12Mg: 1s2 2s2 2p6 3s2;

20Ca: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2;

38Sr: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2.

Os mais importantes entre esses metais são o magnésio e o cálcio, sendo muito abundantes na natureza. Por exemplo, o cálcio está presente na forma de seus vários minerais, como o carbonato de cálcio do mármore e do calcário, e na gipsita (sulfato de cálcio di-hidratado) usada como gesso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O sulfato de cálcio é usado para produzir o gesso

  • Família 13 (B, Al, Ga, In, Tl): Todos possuem três elétrons no último nível e a configuração eletrônica termina em ns2 np1. O alumínio é o mais importante deles, pois é bastante utilizado em estruturas e em objetos em vários setores da sociedade, tais como na construção civil, nos transportes (como em carrocerias de automóveis, embarcações, fuselagens de aviões e em aros de bicicletas), em eletroeletrônica, na indústria petroquímica e metalúrgica, em tampas de iogurte, frigideiras, papel alumínio e assim por diante.

  • Família 14 (C, Si, Ge, Sn, Pb): Todos possuem quatro elétrons no último nível e a configuração eletrônica termina em ns2 np2. O carbono é o mais importante porque ele é tetravalente, sendo capaz de formar quatro ligações com vários elementos, inclusive com ele próprio, formando as chamadas cadeias carbônicas. Em virtude da enorme quantidade de compostos do carbono, que são chamados de compostos orgânicos, criou-se um ramo na Química dedicado somente ao estudo dessas substâncias, a Química Orgânica.

  • Família 15 (N, P, As, Sb, Bi): Todos possuem cinco elétrons no último nível e a configuração eletrônica termina em ns2 np3. O nitrogênio forma o gás (N2) mais abundante na atmosfera, possui grande importância para a manutenção da vida e é usado como gás refrigerante.

O nitrogênio líquido é usado como refrigerante

  • Família 16 (O, S, Se, Te, Po): Família dos calcogênios, palavra que significa “formadores de cobre”, porque os minérios de cobre contêm oxigênio ou enxofre que são elementos dessa família. Todos eles possuem 6 elétrons no último nível e a configuração eletrônica termina em ns2 np4. O oxigênio é o mais importante, estando presente em muitas reações importantes, como a fotossíntese e a respiração.

  • Família 17 (F, Cl, Br, I, At): Família dos halogênios, palavra que significa “formadores de sais”. Todos possuem sete elétrons no último nível e a configuração eletrônica termina em ns2 np5.

O cloro é o mais importante, pois seus compostos são usados, por exemplo, na água, em estações de tratamento, e em piscinas tendo por objetivo desinfetar e manter a água limpa.

Cloro líquido usado em piscinas

  • Família 18 (He, Me, Ar, Kr, Xe, Rn): Família dos gases nobres. Todos possuem oito elétrons no último nível e a configuração eletrônica termina em ns2 np6. Eles são os únicos elementos encontrados, em sua forma isolada, estáveis na natureza.

* Crédito editorial da imagem: Autor: Tavoromann/ Extraída de: Wikimedia Commons

Os elementos representativos estão coloridos na Tabela Periódica acima
Os elementos representativos estão coloridos na Tabela Periódica acima
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados