Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Tabela periódica
  4. Eletroafinidade ou Afinidade Eletrônica

Eletroafinidade ou Afinidade Eletrônica

Muitos átomos podem se transformar em ânions, isto é, elementos carregados (íons) negativamente. Para que isso ocorra basta que o elemento ganhe elétrons. Quando um átomo isolado no estado gasoso recebe um elétron, há uma liberação de energia, que é medida pela eletroafinidade ou afinidade eletrônica.

X(g) + e- → X-(g) + energia
A afinidade eletrônica mede a energia liberada no recebimento de um elétron

Como o próprio nome diz, a eletroafinidade mede o grau de afinidade ou a intensidade da atração do átomo pelo elétron adicionado.  

No entanto, a afinidade eletrônica é difícil de ser medida e, em razão disso, foram determinadas somente para alguns elementos na Tabela Periódica. Apesar disso, com os valores obtidos é possível realizar uma generalização de como a eletroafinidade varia na Tabela.

Por exemplo, o lítio (Li) e o potássio (K) são da mesma família ou grupo, sendo que a eletroafinidade do lítio medida experimentalmente é igual a 60 kJ e a do potássio é 48. O mesmo é verificado no caso do flúor (F) e do bromo (Br), que pertencem à família 17 ou VII A. O flúor é do 2º período, tendo a eletroafinidade igual a 328 kJ, enquanto que o bromo que é do 3º período, ou seja, abaixo do flúor, e possui a afinidade eletrônica igual a 325 kJ.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Isso mostra que em uma mesma família, quanto maior o período, menor será a eletroafinidade, ou seja, essa propriedade periódica cresce de baixo para cima na Tabela Periódica.

Agora, com os mesmos valores mencionados, vamos comparar os elementos que são do mesmo período na Tabela Periódica. O lítio é do mesmo período que o flúor e a afinidade eletrônica do flúor é bem maior. O potássio e o bromo pertencem ao 3º período, sendo que a eletroafinidade do bromo é a maior.

Essa informação leva à generalização de que na Tabela Periódica, em um mesmo período, quanto maior a família, maior será a afinidade eletrônica; isto é, ela cresce da esquerda para a direita. Veja isso na Tabela abaixo com os valores das eletroafinidades sobre os elementos; o asterisco indica que ainda não se determinou experimentalmente a afinidade eletrônica de tal elemento. 

Sentido do crescimento da eletroafinidade dos elementos na Tabela Periódica

Isso nos ajuda a estabelecer também outra relação:

Relação entre o raio atômico e a afinidade eletrônica

Portanto, os elementos que possuem maiores eletroafinidades são os halogênios (elementos da família 17 ou VIIA) e o oxigênio.

A eletroafinidade é uma propriedade periódica
A eletroafinidade é uma propriedade periódica
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados