Emissão gama

A radiação gama é um tipo de radiação eletromagnética produzida geralmente por elementos radioativos. As explosões cósmicas de raios gama são os fenômenos que emitem a maior quantidade de energia por unidade de tempo no universo.

A imagem inicial simula a distribuição das partículas no jato que sai de uma estrela. As cores em amarelo e laranja simulam as partículas de energia muito elevadas, portanto correspondem a emissão dos raios gama. As partículas de menor energia espalham-se em ângulos maiores para fora do jato, estão representadas na cor azul.

A ilustração retrata o poder de penetração dos raios gama, eles não se espalham como as partículas de menor energia (em azul).
A radiação gama possui alta energia e comprimento de onda curto, ou seja, é capaz de penetrar profundamente na matéria. Em razão dessa propriedade, os raios gamas são usados em larga escala pela indústria para esterilizar equipamentos e produtos alimentícios.

A emissão gama revela uma grande importância na medicina. O Cobalto-60, por exemplo, é um emissor de radiação gama e por isso usado no tratamento do câncer. O tratamento consiste em direcionar os raios gama para o tumor, causando sua destruição.

Veja mais!
Radiação gama
– usada na esterilização de equipamentos e produtos alimentícios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Imagem representativa da emissão gama
Imagem representativa da emissão gama
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados