Whatsapp icon Whatsapp

Entalpia de Formação

A variação de entalpia envolvida na formação de 1 mol de um produto a partir de substâncias simples nos respectivos estados-padrão é chamada de entalpia de formação.
O enxofre rômbico é uma substância simples que participa da reação de formação do ácido sulfúrico e ajuda a descobrir o valor da sua entalpia
O enxofre rômbico é uma substância simples que participa da reação de formação do ácido sulfúrico e ajuda a descobrir o valor da sua entalpia

A entalpia de formação, também denominada de calor de formação, entalpia padrão de formação e ΔH de formação, é a variação da entalpia, isto é, o calor que foi liberado ou absorvido na reação de formação de 1,0 mol de determinada substância a partir de seus elementos constituintes (substâncias simples), no estado padrão.

O estado padrão corresponde à forma alotrópica mais estável da substância simples, sob pressão de 1,0 atm, temperatura de 25ºC e concentração de 1,0 mol/L para as soluções. Os cientistas convencionaram dizer que o valor da entalpia padrão, simbolizado por H0, para as substâncias simples nesse estado padrão é igual a zero.

Até o momento não é possível medir experimentalmente o valor da entalpia (H) das substâncias, mas somente o valor da variação da entalpia (ΔH). Mas se tivermos a reação de formação de um composto a partir de substâncias simples no estado padrão e o valor da variação de entalpia da reação, conseguiremos calcular a entalpia de formação da substância formada.

Por exemplo, considere a seguinte reação de formação do ácido sulfúrico a partir de substâncias simples no estado padrão:

Reação de formação do ácido sulfúrico a partir de substâncias simples

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pelo que foi convencionado, a entalpia das substâncias simples que formam o ácido sulfúrico na reação acima é igual a zero, então podemos determinar a entalpia de formação de 1 mol desse composto usando a seguinte fórmula:

?H = HProdutos – HReagentes

Substituindo os valores nessa fórmula, temos:

?H = HProdutos – HReagentes

-813,8 kJ/mol = HH2SO4 – (HH2 + HS+ H2 O2)

-813,8 kJ/mol = HH2SO4 – 0

HH2SO4 = - 813,8  kJ/mol

Temos que a entalpia padrão de formação é igual à entalpia do ácido sulfúrico (?Hf0 = H). Podemos ver isso por meio do gráfico da reação:

Gráfico de entalpia de formação do ácido sulfúrico

Isso pode ser feito para todas as substâncias. Mas é necessário prestar atenção se na reação de formação a proporção estequiométrica é dada por 1 mol da substância formada. Se não for o caso, será necessário apenas multiplicar a entalpia de formação do reagente pelo número de mols.

A seguir temos uma tabela com valores de entalpias de formação para várias substâncias descobertos a partir desse método:

Entalpia padrão de formação de algumas substâncias em kJ/mol

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Entalpia
Compreenda o que é entalpia, quais são os diferentes processos que envolvem o cálculo de variação de entalpia, e o que ele determina em uma reação química.
Entalpia de Combustão
A energia liberada na combustão total de 1 mol de substância é denominada entalpia de combustão ou calor de combustão.
Entalpia de Neutralização
A energia liberada numa reação de neutralização em que 1 mol de íons H+ reage com 1 mol de íons OH-, formando 1 mol de água, é conhecida como entalpia de neutralização.
Entalpia de Solução
Descubra porque determinadas soluções esfriam enquanto outras esquentam por meio do estudo da entalpia de solução.
Termoquímica e suas reações
Termoquímica, calor liberado, reação exotérmica, reação de combustão, reação endotérmica, reação química, troca de energia, reagentes, absorção de luz, calor, eletricidade, componentes, produtos, emissão de luz.
Tipos de Entalpia
Entre os tipos principais de entalpia, estão: de mudança de estado físico, de neutralização, de formação, de combustão e de solução.
Variação da Entalpia nas Mudanças de Estado Físico
Descubra qual é o valor da variação da entalpia nas mudanças de estado físico da água, incluindo as entalpias de fusão, vaporização, solidificação e condensação.
video icon
Escrito"A origem da língua portuguesa" sobre uma representação de vários aspectos relacionados à origem da língua portuguesa.
Português
A origem da língua portuguesa
O português é falado por mais de 250 milhões de pessoas no mundo todo. É o oitavo idioma mais falado do mundo, e está presente em 4 continentes. Mas você já se perguntou como surge uma língua? De onde surgiu a língua portuguesa? Por que falamos português?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.