Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Físico-Química
  4. Termoquímica
  5. Entalpia de Neutralização

Entalpia de Neutralização

As reações de neutralização sempre ocorrem entre um ácido, que libera o cátion H+, e entre uma base, que libera o ânion OH-. Esse tipo de reação é sempre exotérmico, ou seja, libera energia, pois parte da energia dos íons é utilizada para formar as ligações, que formam as moléculas de água e a energia restante é liberada. Desse modo, o valor da entalpia de neutralização será sempre negativo.

O valor da variação de entalpia ou calor de neutralização (?Hneutralização) será sempre o mesmo para reações que ocorrerem entre ácidos e bases fortes. Abaixo temos alguns exemplos desse tipo de reação:

HCl(aq) + NaOH(aq) →  NaCl(aq) + H2O(l)  ?Hneutralização = -57,7 kJ ou 13,8 kcal
HBr(aq) + NaOH(aq) →  NaBr(aq) + H2O(l)  ?Hneutralização = -57,7 kJ ou 13,8 kcal
½ H2SO4(aq) + KOH(aq) →  ½ K2SO4(aq) + H2O(l)  ?Hneutralização = -57,7 kJ ou 13,8 kcal

Em todos esses casos a entalpia de neutralização tem o mesmo valor de -57,7 kJ, pois como são ácidos e bases fortes, a ionização dos ácidos e a dissociação das bases ocorre de forma completa. Isso significa que em meio aquoso eles fornecem 100 % de íons H+ e OH-. Assim, em todos os casos a formação da água se dará através da única reação responsável pela manifestação de calor, descrita abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

H+(aq)  + OH-(aq)→ H2O(l)

Observe como isso é verdade nos três casos:

Exemplos de neutralização total.

Assim, em todos esses casos, o diagrama ou gráfico que representa a entalpia de neutralização será o mesmo, mostrado a seguir:

Gráfico representativo da variação de entalpia-padrão de neutralização.

No entanto, se a reação de neutralização ocorre com a presença de uma base ou de um ácido fracos, o valor do calor liberado será menor do que o ?Hneutralização = -57,7 kJ. Isso ocorre porque parte da energia liberada é usada também para ionizar mais ácido (se o ácido for fraco), ou para dissociar mais base (se a base for fraca). Dessa forma, ocorrem duas reações, como no caso abaixo em que a base é forte, mas o ácido é fraco:

Exemplo de neutralização incompleta

As reações de neutralização liberam uma quantidade de energia que pode ser expressa pela entalpia de neutralização
As reações de neutralização liberam uma quantidade de energia que pode ser expressa pela entalpia de neutralização
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Assuntos Relacionados