Epóxidos

Os polímeros Epóxidos são derivados de poliéteres, mais precisamente da reação do bis-fenol com um epóxi (éter cíclico). Quem nunca precisou de uma cola do tipo epóxi para consertar um objeto quebrado? Esse tipo de cola é formado pela mistura de poliamida e resina epóxi.

O polímero formado por resina epóxi e fibras de carbono possui cadeias cruzadas que conferem ao material uma maior resistência, por isso este polímero é usado para fabricar tacos de golfe, raquetes de tênis, skates. A função da resina é manter as fibras unidas e amortecer as vibrações, por exemplo, quando a bola de golfe toca o taco, este não irá vibrar. Mas a utilização deste polímero tão resistente vai além de artigos esportivos, é usado também em asas e fuselagem de aviões.

É importante inserir o conceito de composite no presente contexto: composites são constituídos por polímeros sintéticos e servem para dar resistência a objetos, eles possuem em sua composição geral fibras envolvidas por material plástico. As resinas epóxi é que constituem os materiais plásticos presentes nos composites.

Para demonstrar a resistência fornecida pela presença de composites nos materiais, considere a cerâmica usada na fabricação de xícaras e pratos. A cerâmica pode ser enriquecida com fibras de grafite (fibras de carbono) tornando-se menos quebradiça e resistente a altas temperaturas. As propriedades dos composites feitos com fibras de grafite permitem a utilização no revestimento de ônibus espaciais e foguetes, garantindo a proteção externa das naves.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A cola derivada da resina epóxi e poliamida é cinza e resistente.
A cola derivada da resina epóxi e poliamida é cinza e resistente.
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados