Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Físico-Química
  4. Equilíbrio Químico
  5. Equilíbrio Químico nos dentes

Equilíbrio Químico nos dentes

O esmalte dos dentes é formado pela substância denominada hidroxiapatita, Ca5 (PO4)3 OH (s). Esta substância é insolúvel em água e parcialmente solúvel em soluções ácidas.

Mesmo em quem tem dentes saudáveis, forma-se o equilíbrio químico de dissociação de seus íons dentro da boca; em razão da presença da saliva, estando, portanto, em meio aquoso:

Ca5 (PO4)3 OH (s) + 4H+(aq)Setas duplas usadas em reações químicas em equilíbrio.5Ca2+(aq) + 3HPO2-4(aq) +  H2O(l)

Quando refrigerantes, outras bebidas e alimentos ácidos são consumidos, a deterioração do dente é favorecida, pois se aumenta a concentração de íons hidrogênio (H+). O açúcar, por exemplo, produz estes íons por meio de um processo ácido, deslocando o equilíbrio da reação no sentido direto, consumindo mais ainda a hidroxiapatita. Neutralizam-se seus íons OH- para a formação da água (H2O(l)) e transformam-se os íons PO43- em HPO2-4(aq). Desse modo, os dentes são desmineralizados, perdendo gradativamente seu esmalte.

A indústria química utiliza o conhecimento deste fenômeno para fabricar pastas de dente e outros produtos de higiene dental contendo íons fluoreto, F1- (e não com flúor (F0), como aparecem nos rótulos desses produtos). Além disso, nas águas das estações de tratamento também são adicionados esses íons.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Isso é feito porque os íons fluoreto (F1-) podem substituir os íons OH- na hidroxiapatita, formando a fluorapatita, Ca5 (PO4)3 F. Essa torna o esmalte dos dentes mais resistente, pois seu equilíbrio de dissociação não se desloca tão facilmente para o sentido direto.

Ca5 (PO4)3 F (s) Setas duplas usadas em reações químicas em equilíbrio.5Ca2+(aq) + F1-(aq) +3 PO43-4(aq)

Conforme é possível ver na reação acima, a fluorapatita não possui os íons OH-, sendo, portanto, muito resistente ao ataque de ácidos.

É importante escovar bem os dentes e utilizar produtos com fluoreto, para aumentar a resistência do esmalte dental.
É importante escovar bem os dentes e utilizar produtos com fluoreto, para aumentar a resistência do esmalte dental.

 

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química.

Os dentes devem ser bem cuidados pois são essenciais para a mastigação e consequente sobrevivência do ser humano.
Os dentes devem ser bem cuidados pois são essenciais para a mastigação e consequente sobrevivência do ser humano.
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Assuntos Relacionados