Estanho

É um metal de coloração branco-prateada com tintura levemente amarelada, cujo símbolo é Sn e possui massa atômica = 118,7 u. O estanho é maleável, pouco dúctil, possui baixo ponto de fusão e é altamente cristalino. É maleável quando se encontra a baixas temperaturas, porém é frágil quando aquecido. Não se oxida facilmente e é resistente à corrosão.

O estanho é usado para produzir diversas ligas metálicas utilizadas para recobrir outros metais e protegê-los da corrosão, possui como principais minérios: Hematita e Cassiterita. Essas substâncias passam por uma purificação inicial e em seguida são reduzidas por fusão com carbono para formar o metal.

Modo de preparo: o estanho é refinado por fusão em uma fornalha com uma soleira inclinada. Para se obter um estanho mais puro é só inclinar mais a soleira e as impurezas ficam no fundo.

Utilização: os compostos de estanho são usados na manufatura de vidros opacos e vernizes. O fluoreto de estanho é um dos componentes das pastas dentais com flúor. Veja outras utilizações:

- O estanho liga-se com facilidade ao ferro, e por isso é usado na indústria automotiva para revestimento e acabamentos da lataria.

- O estanho também é muito usado em telhas, correntes e âncoras.

- Os recipientes de aço blindados com estanho são muito usados para a conservação de alimentos. É válido lembrar que pequenas quantidades de estanho encontradas em alimentos enlatados não são prejudiciais a seres humanos.

- Revestimentos de sais de estanho pulverizados sobre vidro conduzem eletricidade. Esses revestimentos podem ser usados em painéis luminosos e em pára-brisas para livrá-los de água ou gelo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Peças feitas com estanho.
Peças feitas com estanho.
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados