Estequiometria

A estequiometria é a área que realiza os cálculos das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas, com base em leis e com a ajuda de equações químicas.

Nos laboratórios e nas indústrias químicas considera-se de extrema importância a determinação da quantidade de substâncias que será produzida nas reações químicas realizadas. Por exemplo, a rentabilidade das indústrias está relacionada com o conhecimento da quantidade de matéria-prima que será consumida nos processos de fabricação, pois busca-se obter os produtos em quantidade suficiente, usando a menor quantidade possível de reagentes e com o menor custo.

A área da química que determina a quantidade de reagentes que deve ser usada e a quantidade de produtos que será obtida nas reações químicas é a Estequiometria, palavra que vem do grego stoikheion, que significa “elemento”, e metron, que é “medição”.

Os cálculos estequiométricos são feitos com base em leis que relacionam as quantidades e proporções das substâncias químicas em massa, volume, quantidade de matéria (mol) e quantidade de partículas. Algumas dessas leis são as Leis Ponderais, tais como a Lei das Proporções Definidas ou Lei de Proust, a Lei de Conservação da Massa ou Lei de Lavoisier, e também as Leis Volumétricas, principalmente a Lei de Gay-Lussac referente ao volume dos gases.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas os cálculos estequiométricos realizados principalmente em indústrias precisam levar alguns fatores em consideração que podem interferir na quantidade de substâncias produzidas, como a pureza dos reagentes, rendimento da reação, excesso de alguma substância, entre outros.

Mas uma base fundamental para todos os cálculos estequiométricos baseia-se nas proporções definidas pelos coeficientes estequiométricos das equações químicas devidamente balanceadas. Daí a importância de se conhecer bem as fórmulas químicas, os símbolos das equações, o que é massa atômica, massa molar, número de mol, número de Avogadro e assim por diante.

Para ficar por dentro de todos esses conceitos teóricos e se sair bem na hora de realizar os cálculos estequiométricos, leia os artigos abaixo que foram selecionados com esse objetivo em mente.

A estequiometria é importante na determinação das quantidades de reagentes e/ou produtos de uma reação
A estequiometria é importante na determinação das quantidades de reagentes e/ou produtos de uma reação
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos de "Estequiometria"