Estrôncio

O Estrôncio é um elemento químico radioativo, portanto é preciso cuidado ao manipulá-lo, pois pode destruir tecidos corporais levando a um câncer. Os seus vizinhos na Tabela, o Césio e o Bário, são mais conhecidos por este aspecto. Veja abaixo algumas das características do elemento Estrôncio:

Propriedades químicas: O estrôncio é um metal alcalino-terroso (grupo 2A) da Classificação Periódica dos Elementos, possui símbolo Sr, número atômico 38 (38 prótons e 38 elétrons) e massa atômica 87,6 u.

Propriedades físicas: À temperatura ambiente, o estrôncio encontra-se no estado sólido, é encontrado na natureza na forma de sulfatos e carbonatos, podendo ocorrer em maior quantidade em minerais como a celestite (SrSO4) e a estroncianite (SrCO3). Estas formas minerais se encontram em abundância na crosta Terrestre, os locais mais ricos em Estrôncio se localizam nos EUA, no Reino Unido, na Alemanha e no México.

O metal possui coloração prateada, é pouco maleável, mas se oxida rapidamente na presença de oxigênio, o que torna necessário conservá-lo imerso em querosene.

Aplicações:

• Uma curiosa aplicação do estrôncio é no que diz respeito a cristais para tubos de raios catódicos de televisores coloridos: nesta função o Estrôncio fica encarregado de filtrar os raios X, evitando que incidam sobre o telespectador, por isso, é obrigatória a presença deste elemento nos tubos televisores;

• O carbonato derivado do Estrôncio (SrCO3) e o óxido (SrO) são aplicados na indústria açucareira;

• O nitrato de estrôncio (Sr(NO3)2) é usado em shows pirotécnicos, pois sua queima dá origem a uma forte chama vermelha, sendo por isso, empregado também em fogos de sinal ou alarme.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Líria Alves de Souza
Estrôncio: cor vermelha de fogos.
Estrôncio: cor vermelha de fogos.

Assuntos Relacionados