Whatsapp icon Whatsapp

Exatidão e Precisão das Medidas

Algumas balanças analíticas possuem portinholas de vidro corrediças para impedir que correntes de ar levem a medidas erradas
Algumas balanças analíticas possuem portinholas de vidro corrediças para impedir que correntes de ar levem a medidas erradas

Os cientistas dependem da realização de vários experimentos para comprovar as suas teorias e leis. Para tal, os instrumentos usados que medem volume, temperatura, massa, entre outros, devem ser exatos e precisos o máximo possível. Apesar de parecerem sinônimos, a exatidão e a precisão são termos distintos.

Veja a que cada um se refere:

  • Precisão: indica o quanto as medidas repetidas estão próximas umas das outras.

Visto que repetem várias vezes os mesmos experimentos, os cientistas fazem uma média ponderada das medidas e, por isso, é muito importante que os valores sejam bem próximos.

Se, por exemplo, em três medições uma balança apresentar as seguintes massas, 100 g, 105 g e 95 g, isso significa que a balança não é precisa.

Mas o fato de os valores medidos serem próximos, não significa que está tudo correto, pois pode ocorrer, por exemplo, de deixarmos um resíduo sólido que não faz parte do experimento na balança. Assim, apesar de todos os valores das massas saírem próximos uns dos outros, não correspondem ao valor correto e esse erro pode trazer resultados inexatos.

É aí que entra a exatidão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Exatidão: indica o quão próximo do valor real (do valor normalmente aceito como referência), está o valor medido.

No exemplo anterior, em que se esqueceu de um resíduo sólido sobre a balança, os valores medidos estavam precisos, mas não estavam exatos, porque o valor da massa média obtida estava distante do valor verdadeiro. A balança pode, por exemplo, fornecer sempre uma massa de 115 g, quando na verdade o objeto pesa 100 g.

Para ilustrar a diferença entre exatidão e precisão, veja os dardos que foram atirados nos alvos abaixo, sendo que em cada um foram lançados três dardos:

Analogia com dardos atirados no alvo para se entender a diferença entre exatidão e precisão

No primeiro, o atirador foi exato, mas não foi preciso, porque apesar de estarem perto do alvo central, os dardos estão distantes uns dos outros. No segundo, ele foi preciso, mas não foi exato, porque os dardos estão próximos uns dos outros, mas estão distantes do ponto central.  O terceiro está exato e preciso, e, no último, o atirador não foi preciso nem exato.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Conversão de Escalas Termométricas
Conheças as escalas termométricas (graus Celsius, Kelvin e Fahrenheit), como surgiu cada uma, o que é o zero absoluto e como realizar a conversão dessas unidades.
Estados físicos da matéria
Saiba quais são os estados físicos da matéria e a diferença entre eles. Veja a mudança dos estados físicos e conheça outros estados incomuns da matéria.