Filtração

A filtração, que pode ser simples ou a vácuo, é um método físico usado para separar sólidos dispersos em líquidos ou em gases.

A filtração comum é um método de separação de misturas bem simples, que não precisa de muitas vidrarias
A filtração comum é um método de separação de misturas bem simples, que não precisa de muitas vidrarias

A filtração é um processo físico de separação de misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido ou gás-sólido. Como o próprio nome indica, utiliza-se um filtro (um material poroso) para reter as partículas sólidas, separando-as do líquido ou do gás. Existem dois tipos de filtração: a filtração simples ou filtração comum e a filtração a vácuo. Veja cada uma:

* Filtração simples: Em laboratório, um papel de filtro, que possui formato de círculo, é dobrado ao meio duas vezes, ficando dividido em quatro partes, conforme mostra a figura a seguir. O papel pregueado aumenta a área de superfície de filtração, acelerando o processo. Se a parte que interessa é o resíduo sólido que fica retido no papel de filtro, é possível dobrá-lo ainda mais para deixá-lo ainda mais pregueado:

Papel de filtro dobrado na forma de cone
Papel de filtro dobrado na forma de cone

O papel de filtro é então colocado em um funil simples de vidro de haste longa. Com o auxílio de um bastão de vidro, a mistura é transferida. Enquanto as partículas sólidas ficam retidas no filtro, o líquido passa pelos poros e é recolhido em outro recipiente que fica posicionado logo abaixo da haste do funil.

Esquema de filtração comum que é feita em laboratório
Esquema de filtração comum que é feita em laboratório

No cotidiano, esse método é usado para coar o café, na limpeza da água pelo filtro caseiro e também nas estações de tratamento de água e esgoto quando a água passa por filtros de areia e grades que impedem a passagem de peixes, plantas e detritos. Isso revela que o filtro usado pode ser constituído de vários tipos de materiais, de acordo com o que se deseja filtrar. O carvão ativado é um exemplo de componente usado para filtrar misturas. Veja isso no texto Filtração por carvão ativado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, há vários exemplos de filtros usados no cotidiano para separar partículas sólidas de gases. Por exemplo, o aspirador de pó possui um filtro que separa a sujeira do ar, e as chaminés das indústrias possuem filtros que impedem que partículas de poeira sejam lançadas para a atmosfera juntamente aos gases produzidos.

Exemplos de filtração no cotidiano
Exemplos de filtração no cotidiano

* Filtração a vácuo: A diferença é que se aplica um vácuo (baixa pressão) dentro do recipiente que coletará a solução filtrada, o que faz com que haja uma sucção que acelera o processo.

O esquema a seguir mostra a aparelhagem que é usada na filtração a vácuo, também chamada de filtração a pressão reduzida. Esse tipo de filtração utiliza o papel de filtro na forma original de círculo dentro do funil de Buchner (um funil bem maior e pesado, feito de porcelana e que contém vários furinhos como se fosse uma peneira). Esse funil é acoplado ao kitassato com uma borracha que impede a entrada de ar dentro dele. Uma mangueira acoplada a uma trompa de água puxa o ar de dentro do kitassato, diminuindo, assim, a pressão dentro dele. Desse modo, quando se passa a mistura por esse sistema, a diferença de pressão leva à sucção da parte líquida e deixa o sólido no papel de filtro praticamente seco.

Esquema de aparelhagem para filtração a vácuo
Esquema de aparelhagem para filtração a vácuo

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados