Físico-Química

O equilíbrio químico que algumas reações reversíveis realizam é estudado em Físico-Química

A Físico-Química é um dos três ramos principais da Química, juntamente à Química Inorgânica e à Química Orgânica. Ela estuda os princípios da Química, abordando os fenômenos que são observados nas reações químicas entre quantidades macroscópicas das substâncias.

As principais áreas estudadas pela Físico-Química e que serão abordadas nesta subseção são:

• Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Soluções: Trabalha com o cálculo das diferentes concentrações das soluções químicas, que são tão usadas em laboratórios e indústrias químicas;

• Propriedades Coligativas: São propriedades que explicam vários fenômenos observados no cotidiano que não dependem da natureza da matéria, mas unicamente da quantidade de partículas presentes nas soluções;

• Termoquímica: Estuda as reações químicas e os fenômenos físicos em que há troca de energia na forma de calor, provocando alteração na temperatura ambiente;

• Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cinética Química: Estuda a velocidade das reações químicas;

• Equilíbrios Químicos: Ramo da Química que estuda as reações reversíveis que se processam nos dois sentidos simultaneamente, bem como os fatores que interferem nesse equilíbrio das reações;

• Eletroquímica: Estuda o aproveitamento prático das reações de oxidorredução (em que há transferência de elétrons). A Eletroquímica divide-se no estudo das pilhas e baterias, além da eletrólise.

Seções de Físico-Química

Cinética Química
Clique para ficar por dentro de todo o conteúdo visto nos estudos de Cinética Química!
Eletroquímica
Saiba tudo sobre a eletroquímica. Conheça os conceitos estudados nessa área e suas aplicações.
Equilíbrio Químico
Estude e aprenda facilmente os aspectos relacionados ao Equilíbrio Químico com a ajuda dos textos desta seção.
Estequiometria
Estude o conteúdo de estequiometria e aprenda a calcular as quantidades de reagentes e produtos das reações com os artigos desta seção.
Oxirredução
Clique para encontrar textos explicativos sobre vários aspectos que envolvem a Oxirredução!
Propriedades coligativas
Saiba o que são as propriedades coligativas e como são alteradas. Veja exemplos de onde as propriedades coligativas são empregadas.
Soluções
Textos sobre as soluções químicas, os tipos de dispersões, as análises volumétricas e sobre a determinação das concentrações das soluções.
Termoquímica
Conheça detalhes a respeito do estudo da Termoquímica através de nossos artigos.

Artigos de Físico-Química

Cálculos relativos à mistura de soluções de mesmo soluto
Clique e conheça as fórmulas e as regras aplicadas nas resoluções de cálculos relativos à mistura de soluções de mesmo soluto.