Você está aqui Mundo Educação Química Curiosidades Químicas Formação e constituição de estalactites e estalagmites

Formação e constituição de estalactites e estalagmites

Formação e constituição de estalactites e estalagmites
Estalactites e estalagmites formadas ao longo do tempo em caverna

As cavernas são formadas pela dissolução de carbonato de cálcio (CaCO3) em água. Esse sal é muito comum na natureza e pode ser encontrado em grande quantidade na constituição do calcário.

Ele não é muito solúvel em água; no entanto, quando está na presença de dióxido de carbono (gás carbônico – CO2) e sendo submetido a altas pressões, o carbonato de cálcio se solubiliza bem na água.

As águas subterrâneas se encontram exatamente nessas condições, isto é, com grande quantidade de gás carbônico dissolvido e a elevadas pressões. Assim, quando as águas subterrâneas passam por terrenos contendo calcário, ocorre a dissolução do carbonato de sódio, conforme pode ser representado pela seguinte equação química:

CaCO3(s) + CO2(g)  + H2O(l)  Ca2+(aq) + 2 HCO-3(aq)

Entretanto, essa reação também pode ocorrer no sentido inverso, resultando na formação do calcário. Isso acontece, por exemplo, quando essas águas ficam no teto das cavernas e vão gotejando muito lentamente. Dessa forma, a água vai evaporando e também há a liberação do CO2(g), e o carbonato vai se depositando na forma de estalactites no teto.

Ca2+(aq) + 2 HCO-3(aq) CaCO3(s) + CO2(g)  + H2O(l)

Estalactites no teto de caverna

As gotas que vão caindo no solo também possuem um pouco de carbonato dissolvido. Com isso, logo são formadas também as estalagmites no chão das cavernas.

Estalagmites no chão de caverna

Assuntos Relacionados