Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Ambiental
  4. Fosfatos poluentes

Fosfatos poluentes

É estranho pensar que uma simples espuma, como a ilustrada acima, possa prejudicar tanto o meio ambiente. No entanto, foi isso que causou a sentença final dos produtos de limpeza contendo fosfatos.

Há algum tempo, as fábricas de produtos de limpeza aderiram os fosfatos na produção, mais precisamente o tripolifosfato de sódio (STPP). O STPP se tornou um dos principais ingredientes em detergentes, pois age sobre gorduras e impurezas presentes em louças, roupas e utensílios, mantendo-as dispersas na água enquanto se realiza a limpeza.

A partir da década de 80, se tornou obrigatória a diminuição da porcentagem de STPP em detergentes. Tudo por que este componente foi detectado como sendo um poluente de rios.

O grande problema do STPP é que, ao entrar em esgotos, ele se associa aos fosfatos presentes em efluentes industriais e segue até ser despejado em rios, inicia-se então um desequilíbrio ecológico. A presença de fosfatos pode acarretar em uma superpopulação de algas de superfície, pois o poluente interfere na taxa de crescimento destes organismos, e estes, por sua vez, diminuem o teor de oxigênio dissolvido na água. A falta de oxigênio na água ocasiona a morte de peixes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Espuma característica de detergentes.
Espuma característica de detergentes.
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados