Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Fotografar: tecnologia química

Fotografar: tecnologia química

As fotos são produtos de reações químicas.
As fotos são produtos de reações químicas.

Você já se perguntou como é possível reproduzir o momento exato de um acontecimento? É como se o tempo parasse: a imagem fica congelada. Estamos falando da fotografia, ela surgiu no século XVIII e revolucionou, por que até então as imagens eram reproduzidas apenas pela pintura. E digamos de passagem, a pintura distorcia a realidade, sabemos que os reis e rainhas dos séculos passados tinham suas imagens melhoradas pelo pintor, ou seja, queriam parecer mais belos do que eram.

As fotografias servem para retratar pessoas e ocasiões especiais, o que nem todos sabem é que essa tecnologia envolve processos químicos, veja quais:

Máquinas fotográficas: O filme fotográfico usado nessas máquinas é recoberto por prata, que apresenta sensibilidade à luz. No momento em que se tira uma foto o composto de prata se oxida e se torna preto, mas nem toda prata é oxidada e o restante é removido quando se lava o filme. Esse contraste entre a parte que se oxida e a que não se oxida é que dá origem à imagem.

Câmaras digitais: superaram as máquinas de fotografar, as fotos são computadorizadas e dispensam o uso do filme. As câmaras digitais causaram uma revolução no mundo fotográfico, porque além de tirar fotos elas também filmam. Mas como a antiga máquina, também funciona por métodos químicos. As imagens são gravadas em um sensor, mas, ao invés do filme fotográfico, ela utiliza um arranjo de semicondutores contendo cargas elétricas que são responsáveis pela imagem (foto). Essa imagem registrada é transferida para o computador, onde pode ser modificada, impressa ou circular pela internet através de emails.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como se vê, a tecnologia das câmaras digitais superou todas as outras e o melhor: a qualidade das fotografias é indiscutível.

Assuntos Relacionados