Fotoquímica

A Fotoquímica é o processo químico da fotossíntese, ela utiliza a luz do Sol para as reações, por esse motivo é que é chamada de “Reação de claro”.

A clorofila presente nos vegetais absorve a radiação luminosa proveniente do sol e transforma essa forma de energia em energia química, esse processo permite o crescimento das plantas, seu florescimento e a produção de frutos, mas não é um benefício só para os vegetais, é também para o homem. Ao ingerir o alimento proveniente das plantas, parte das substâncias entra na constituição celular e outra parte fornece a energia necessária às atividades como o crescimento, a reprodução, etc.

Conheça os dois processos básicos da fotoquímica: a fotólise da água e a fotofosforilação.

Fotólise da Água: ocorre a transferência dos átomos de hidrogênio para os transportadores de hidrogênio e a liberação do oxigênio para a atmosfera. A substância receptora de hidrogênio é o NADP (nicotinamida-adenina-dinucleotídeo+ácido fosfórico).

Fotofosforilação: é a adição de fosfato em presença da luz, a substância que participa desta etapa é o ADP, formando ATP. É nesse processo que as plantas produzem e armazenam energia para a etapa química da fotossíntese.

A fase fotoquímica da fotossíntese tem como função converter a energia luminosa em energia química: quando a luz incide em uma molécula de clorofila, essa absorve parte da energia luminosa que permite a reação do gás carbônico com água, produzindo carboidratos e liberando oxigênio através da reação:

6 CO2(g) + 6 H20(l) + calor => C6H12O6(aq) + 6 O2(g)

Simplificando:

gás carbônico + água + luz = glicose + oxigênio.
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados