Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Orgânica
  4. Funções Orgânicas

Funções Orgânicas

As funções orgânicas são grupos em que os compostos orgânicos são divididos de acordo com o seu comportamento químico e presença de agrupamentos de átomos em suas estruturas.

A Química Orgânica estuda os compostos formados pelo carbono. Mas existem atualmente mais de 19 milhões de compostos orgânicos. Assim, para facilitar o estudo dessas substâncias, elas foram divididas em grupos chamados de funções orgânicas.

Cada função orgânica é composta por substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes. O que faz determinados compostos possuírem comportamento químico semelhante é a presença do mesmo grupo funcional, ou seja, um determinado agrupamento de átomos.

Por exemplo, todos os compostos orgânicos que pertencem ao grupo funcional dos álcoois apresentam a hidroxila (OH) ligada a um carbono saturado. Então, o grupo funcional dos álcoois é:

OH
|
— C —
|

Alguns exemplos de compostos que pertencem a essa função orgânica são:

Exemplos de álcoois
Exemplos de álcoois

Observe que todos possuem o mesmo grupo funcional.

Porém, esse é apenas um exemplo de função orgânica, existem ainda os hidrocarbonetos, cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, aminas, amidas, éteres, ésteres, entre muitos outros.

Para ver qual é o grupo funcional de cada uma dessas funções orgânicas, as suas principais propriedades, exemplos de compostos, suas aplicações e como é realizada sua nomenclatura, acesse os textos desta seção e das subseções especificadas abaixo.

Estudante identificando grupo funcional da função orgânica das cetonas
Estudante identificando grupo funcional da função orgânica das cetonas
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Seções de "Funções Orgânicas"

Artigos de "Funções Orgânicas"