Gases

Com exceção dos gases nobres que são formados por átomos isolados, todos os gases são compostos moleculares. As moléculas que constituem um gás se encontram muito afastadas umas das outras devido à perda de atração, e estão sempre em movimento desordenado. Esse alto grau de liberdade ocasiona o choque das moléculas com a parede do recipiente em que se encontram, gerando uma pressão característica dos gases.

As características principais dos gases são a capacidade de se expandirem e sua compressibilidade, devido a isso não possuem volume fixo, pois ocupam totalmente o recipiente em que estão confinados. Outra propriedade importante é que eles são miscíveis com qualquer outro gás, mesmo estando em proporções diferentes.

Um gás pode passar por três tipos de variáveis de estado: quanto ao seu volume, quanto à temperatura e quanto à pressão. Essas são as chamadas variáveis de estado de um gás.

A temperatura se relaciona com o grau de agitação das partículas. Se aquecermos um gás, ele irá se movimentar com maior velocidade, aumentando o atrito das moléculas com as paredes do recipiente, ocorrerá então um aumento em sua energia cinética média. A temperatura de um gás pode ser medida em °C (graus Celsius) e °K (graus Kelvin).

O volume de um gás, como já foi dito, não é fixo. Se colocarmos um gás em um determinado espaço ele vai ocupá-lo totalmente, por isso nunca se deve colocar gases em recipientes que não sejam fechados.

Pressão de um gás é a relação da força e área: força em direção perpendicular que esse gás exerce sobre uma dada superfície em que se encontra, e a área em contato com esse gás. Agora uma pergunta: Por que nas regiões de baixa altitude (ao nível do mar), a pressão atmosférica é maior?

A Terra está envolvida por uma camada de ar atmosférico, é uma mistura básica dos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2) que nós respiramos. Essa camada, que tem espessura aproximada de 800 Km, exerce uma pressão sobre os corpos denominada de pressão atmosférica. As camadas de ar mais altas comprimem as mais baixas, concentrando o gás nas regiões de baixa altitude, gerando um número maior de partículas por unidade de volume. Por isso, a pressão atmosférica é maior nessas áreas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A Terra é envolvida por uma camada de gases.
A Terra é envolvida por uma camada de gases.
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados