Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Geral
  4. H20: molécula versátil

H20: molécula versátil

A água é uma molécula muito interessante, possui diversas particularidades e até meados do século XVIII era considerada um elemento químico, mas como assim? A água é tão misteriosa que os cientistas até hoje não desvendaram tudo que se esconde por trás dos dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.

A água existe em grande abundância no planeta, ¾ da superfície da Terra é coberta por água através de rios, lagos e mares. Este bem precioso da humanidade está presente até mesmo em nosso corpo, 70% do peso do corpo corresponde à água, e ela é responsável pelo funcionamento dos organismos vivos, regula a temperatura corporal e transporta sais minerais. Sendo assim, vemos a importância do estudo desta curiosa molécula, veja algumas das características únicas da água:

A água se expande quando sua temperatura fica abaixo de 0°C. Você já observou que quando se coloca água para gelar em um recipiente fechado, ele estoura após a água se transformar em gelo, por que isso ocorre? Esta é uma das propriedades da água: a capacidade de se expandir a baixas temperaturas. Um recipiente fechado e com seu volume quase total de água, quando levado ao freezer estoura em razão da água que estava contida em seu interior ter sofrido um processo de expansão.

Outra característica da água que a difere é o seu estado líquido, apesar de sua estrutura molecular ser parecida com a de outros compostos gasosos, como o ácido sulfídrico (H2S), ela insiste em se manter no estado líquido, são estas e outras características que fazem da molécula de água a mais investigada de todas.
A água se expande a baixas temperaturas.
A água se expande a baixas temperaturas.
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados