Hidrato de carbono

Os hidratos de carbono são substâncias constituídas por moléculas de carbono, oxigênio e hidrogênio. Essas substâncias são mais conhecidas pela denominação de carboidratos ou glicídios, a fórmula geral é CnH2nOn, onde "n" representa a quantidade proporcional desses elementos (por exemplo: C6H12O6). Essa fórmula equivale ao açúcar comum.

A principal característica dos hidratos de carbono é a ação energética, ou seja, se quiser obter uma energia corporal é só fazer uso de uma alimentação rica em carboidratos. Esta função é explicada pela porcentagem de calorias presentes em alimentos ricos em carboidratos. Estes alimentos são em sua maioria de origem vegetal como cereais, raízes, tubérculos, leguminosas e frutas. Essa classe de nutrientes desempenha um papel importante na manutenção da saúde como parte integrante de uma alimentação equilibrada e saudável, e ainda na prevenção de doenças.

A nutrição tem um impacto significativo no humor e comportamento das pessoas, incluindo o desempenho mental e físico. O consumo regular de carboidratos proporciona as mudanças de humor positivas, ou seja, esse nutriente atua no cérebro de pessoas depressivas e propensas ao stress, levando a uma melhoria do quadro.

Atletas que desejam melhorar seu desempenho muscular costumam repor as reservas energéticas através de frutas como a banana, por exemplo, ela é rica em carboidratos, de fácil digestão e causa aumento da glicose sanguínea.

É válido lembrar que os hidratos de carbono quando consumidos em excesso podem causar efeito contrário do que foi mencionado, um aumento excessivo da glicose no sangue pode ocasionar problemas de diabetes. O melhor é fazer o uso moderado do nutriente e realizar exames rotineiros para averiguar a taxa presente no sangue.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A banana é rica em hidrato de carbono.
A banana é rica em hidrato de carbono.
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados