Hidrocarbonetos

“Os hidrocarbonetos constituem a função orgânica que abrange os compostos formados somente por hidrogênio e carbono. Sua principal fonte é o petróleo.”

Esta seção abordará os compostos orgânicos formados somente por átomos de carbono e hidrogênio, isto é, a função orgânica dos hidrocarbonetos.

Os hidrocarbonetos podem ser divididos em aromáticos (possuem pelo menos um anel benzênico) e alifáticos (não possuem anel benzênico). Esses últimos podem ser subdivididos de acordo com o tipo de cadeia (aberta ou fechada) ou de acordo com o tipo de ligação entre carbonos. Veja alguns grupos particulares de hidrocarbonetos:

* Alcanos: possuem cadeia aberta e saturada (há somente ligações simples entre carbonos);

* Alcenos: possuem cadeia aberta e insaturada (com uma ligação dupla entre carbonos);

* Alcinos: possuem cadeia aberta e insaturada (com uma ligação tripla entre carbonos);

* Alcadienos: possuem cadeia aberta e insaturada (com duas ligações duplas entre carbonos).

* Ciclanos: possuem cadeia fechada e saturada;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

* Ciclenos: possuem cadeia fechada com uma ligação dupla entre carbonos.

A principal fonte dos hidrocarbonetos é o petróleo, que é extraído e conduzido para as refinarias petrolíferas onde se obtêm os seus derivados. Cada derivado de petróleo é composto por uma fração ou grupo de hidrocarbonetos de massa aproximada, destacando-se o gás natural, gasolina, querosene, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), óleo diesel, parafina, vaselina e asfalto.

Além disso, podem ser obtidas por meio do craqueamento do petróleo frações com hidrocarbonetos de cadeias menores que são muito usadas na produção de polímeros sintéticos, como os plásticos.

Esta seção apresenta alguns artigos que explanam melhor sobre cada uma dessas classes de hidrocarbonetos, como é realizada sua nomenclatura, suas propriedades principais e exemplos de suas aplicações no cotidiano.

Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Na imagem vemos “cavalos de pau” extraindo petróleo e uma refinaria ao fundo de onde se obtêm os seus derivados, que são frações de hidrocarbonetos
Na imagem vemos “cavalos de pau” extraindo petróleo e uma refinaria ao fundo de onde se obtêm os seus derivados, que são frações de hidrocarbonetos
Assista às nossas videoaulas

Artigos de "Hidrocarbonetos"