Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Combustíveis
  4. Hidrogênio combustível

Hidrogênio combustível

O hidrogênio possui propriedades únicas como seu baixo ponto de fusão (- 259 °C) e ebulição (-253 °C), pode-se apresentar nas fases líquida, sólida e gasosa. O hidrogênio na forma de combustível se encontra na forma gasosa.

A previsão é que o hidrogênio seja o combustível do futuro, as Indústrias Petrolíferas já estudam a adoção desse elemento para gerar energia elétrica e como combustível veicular. As principais vantagens desse combustível são: fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente.

Por que o combustível hidrogênio trará benefícios para o homem? Porque combate à poluição, já que este não polui. Os veículos movidos a hidrogênio não terão motor a combustão, serão elétricos, o que evitará a poluição do meio ambiente.

No estado natural e sob condições normais, o hidrogênio é um gás incolor, inodoro e insípido, quando é queimado com oxigênio puro, os únicos produtos são calor e água. É com base nesse princípio, de que os produtos da combustão de hidrogênio são somente água e calor, é que se caracterizou o combustível do futuro: não emite dióxido de carbono, partículas contaminantes, óxidos de azoto e enxofre, que são os principais causadores da poluição ambiental (chuvas ácidas, aquecimento global, etc.).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O hidrogênio foi escolhido para combustível em virtude de sua capacidade de armazenar energia e ao seu baixo peso molecular, e mais, quando produzido de fontes e tecnologias renováveis, como hidráulica, solar ou eólica, o hidrogênio torna-se um combustível renovável. O melhor é que esse moderno combustível pode ainda ser produzido através da gaseificação do bagaço da cana-de-açúcar, ou retirado de fontes fósseis (gás natural, nafta).

É assim que serão os combustíveis do futuro: não poluentes e econômicos.

Abastecimento com combustível hidrogênio
Abastecimento com combustível hidrogênio
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados