Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Inorgânica
  4. Hidróxido de Sódio

Hidróxido de Sódio

Hidróxido de Sódio
A principal aplicação do hidróxido de sódio é na produção de sabão

O hidróxido de sódio é uma base com a seguinte constituição: NaOH.

Essa base é comercializada e muito conhecida cotidianamente como soda cáustica, pois ela é altamente corrosiva, causando queimaduras graves em todos os tecidos animais. Além de corrosivo, o hidróxido de sódio também é bastante tóxico e muito solúvel em água, o que inclusive é uma dissolução que libera grande quantidade de calor, sendo um processo exotérmico.

É um sólido branco, cristalino, com ponto de fusão igual a 318°C e que tem a propriedade de absorver água do ar (higroscópico), tornando-se um líquido incolor quando exposto ao ambiente por um tempo.

A soda cáustica é comercializada para uso doméstico, porém seu manejo deve feito ser com luvas, pois ela é altamente corrosiva
A soda cáustica é comercializada para uso doméstico, porém seu manejo deve feito ser com luvas, pois ela é altamente corrosiva

O hidróxido de sódio não existe na natureza, ele é produzido industrialmente por meio de reações de eletrólise de soluções aquosas de cloreto de sódio (NaCl – salmoura), conforme pode ser visto abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2 NaCl + 2 H2O  →2 NaOH + H2↑  + Cl2

Ele é largamente aplicado na indústria, na purificação de derivados de petróleo e de óleos vegetais, na fabricação de produtos de uso doméstico (como desentupidores de pias e ralos e na remoção de sujeiras pesadas) e na preparação de produtos orgânicos (como papel, celofane, seda artificial, celulose, corantes e, principalmente, sabão).

Desde a Antiguidade o homem realiza a reação química para a produção de sabão a partir do uso da soda cáustica, pois ela reage com óleos e gorduras, convertendo-os em substâncias solúveis e fluídas, que são removidas pela lavagem.

Na imagem abaixo o produtor de sabão está com as mãos bem protegidas, em razão do uso da soda cáustica.

Produção de sabão à base de soda cáustica

Assuntos Relacionados