História das pilhas

O médico italiano Luigi Galvani (1737-1798) idealizou as forças elétricas nos movimentos musculares: no ano de 1791, realizava experimentos quando observou que a coxa de rãs recentemente dissecadas, sofria contrações quando entrava em contato com metais diferentes. Ele concluiu que os tremores surgiam quando havia contato entre a perna do animal e objetos de ferro e de cobre, ou seja, os nervos da rã conduziam corrente elétrica.

Mas a explicação correta para esse fenômeno só surgiu no início do século XX, 130 anos depois do experimento com rãs. Nessa época foi verificada uma diferença de potencial (ddp) que existe entre o objeto de ferro e o de cobre produzindo um fluxo de elétrons, este fluxo passa pelos nervos e músculos da perna da rã produzindo as contrações. A passagem de corrente elétrica é responsável por esses acontecimentos.

Você já experimentou uma sensação de choque elétrico quando se morde um papel alumínio? Isto ocorre quando há contato entre o alumínio e os metais presentes em obturações dentárias, o ddp existente é que determina esta reação e é a partir desse princípio que são construídas as pilhas.
Sensação de choque: morder papel alumínio.
Sensação de choque: morder papel alumínio.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados