Whatsapp icon Whatsapp

Influência da Pressão no Deslocamento do Equilíbrio Químico

Manômetro mendindo pressão de sistema gasoso
Manômetro mendindo pressão de sistema gasoso

O princípio de Le Chatelier diz que alguma alteração no equilíbrio químico faz com que o equilíbrio seja deslocado no sentido de minimizar os efeitos causados pela perturbação.

Assim, se aumentarmos a pressão em sistemas gasosos, o equilíbrio irá se deslocar no sentido da reação capaz de diminuir essa pressão e vice-versa.

Para sabermos qual será então o sentido do deslocamento, precisamos analisar primeiro o número de mols de cada substância envolvida e relacionar com o volume. Por exemplo, consideremos a seguinte reação em equilíbrio químico:

1 PCl3(g) + 1 Cl2(g) ↔ 1 PCl5(g)
   1 mol + 1 mol            1 mol
        2 mol                     1 mol

  • 1 mol = 1 volume (1 V)
  • 2 mol = 2 volumes (2 V)

Se aumentarmos a pressão sobre esse sistema, o equilíbrio se deslocará no sentido direto, favorecendo a formação de PCl5(g), porque nesse sentido há uma diminuição do número de mol de gás, um menor volume e, em consequência, a pressão irá diminuir.

Deslocamento do equilíbrio químico para a direita, em razão do aumento da pressão

O contrário também é verdadeiro, a diminuição da pressão fará com que o equilíbrio se desloque para a esquerda, no sentido da reação inversa, porque nesse sentido há um aumento do número de mol e do volume, aumentando também a pressão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Deslocamento do equilíbrio químico para a esquerda, em razão da diminuição da pressão

O esquema abaixo mostra bem como isso ocorre:

Deslocamento do equilíbrio em razão da alteração da pressão em sistema gasoso

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • A variação da pressão não afeta as substâncias sólidas, porque elas são incompressíveis. Assim, um aumento da pressão em um equilíbrio que contém sólido irá deslocar o equilíbrio no sentido desses sólidos e não da substância gasosa.
  • Se os volumes (números de mol) dos gases nos reagentes e nos produtos forem iguais, a variação da pressão não deslocará o equilíbrio.
  • A adição de um gás inerte não afeta o equilíbrio químico de uma reação, apesar dele aumentar a pressão total do sistema. Isso ocorre porque ele não participa da reação e as concentrações e as pressões parciais dos gases participantes da reação não são alteradas.
Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Cinética Química
Cinética Química, Reações Químicas, a função dos catalisadores, velocidade das reações, influência da pressão, influência da temperatura, superfície de contato, concentração dos reagentes.
Classificação das soluções
Classificação das soluções, Estado de agregação, Natureza das partículas dispersas, Solução Sólida, Solução Líquida, Solução Gasosa, Solução diluída, Solução concentrada, Solução saturada, Solução supersaturada, Solução molecular, Solução iônica, Solução aquosa de cloreto de sódio.
Crioscopia
Você já ouviu falar de crioscopia? Não? Clique aqui e entenda!
Pressão Osmótica
Para impedir que a osmose ocorra é só aplicar uma pressão externa, denominada pressão osmótica, sobre a solução mais concentrada.
video icon
Escrito"Educação e Cultura" sobre a imagem de um quadro-negro e livros.
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!