Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Físico-Química
  4. Equilíbrio Químico
  5. Influência da Pressão no Deslocamento do Equilíbrio Químico

Influência da Pressão no Deslocamento do Equilíbrio Químico

O princípio de Le Chatelier diz que alguma alteração no equilíbrio químico faz com que o equilíbrio seja deslocado no sentido de minimizar os efeitos causados pela perturbação.

Assim, se aumentarmos a pressão em sistemas gasosos, o equilíbrio irá se deslocar no sentido da reação capaz de diminuir essa pressão e vice-versa.

Para sabermos qual será então o sentido do deslocamento, precisamos analisar primeiro o número de mols de cada substância envolvida e relacionar com o volume. Por exemplo, consideremos a seguinte reação em equilíbrio químico:

1 PCl3(g) + 1 Cl2(g) ↔ 1 PCl5(g)
   1 mol + 1 mol            1 mol
        2 mol                     1 mol

  • 1 mol = 1 volume (1 V)
  • 2 mol = 2 volumes (2 V)

Se aumentarmos a pressão sobre esse sistema, o equilíbrio se deslocará no sentido direto, favorecendo a formação de PCl5(g), porque nesse sentido há uma diminuição do número de mol de gás, um menor volume e, em consequência, a pressão irá diminuir.

Deslocamento do equilíbrio químico para a direita, em razão do aumento da pressão

O contrário também é verdadeiro, a diminuição da pressão fará com que o equilíbrio se desloque para a esquerda, no sentido da reação inversa, porque nesse sentido há um aumento do número de mol e do volume, aumentando também a pressão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Deslocamento do equilíbrio químico para a esquerda, em razão da diminuição da pressão

O esquema abaixo mostra bem como isso ocorre:

Deslocamento do equilíbrio em razão da alteração da pressão em sistema gasoso

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • A variação da pressão não afeta as substâncias sólidas, porque elas são incompressíveis. Assim, um aumento da pressão em um equilíbrio que contém sólido irá deslocar o equilíbrio no sentido desses sólidos e não da substância gasosa.
  • Se os volumes (números de mol) dos gases nos reagentes e nos produtos forem iguais, a variação da pressão não deslocará o equilíbrio.
  • A adição de um gás inerte não afeta o equilíbrio químico de uma reação, apesar dele aumentar a pressão total do sistema. Isso ocorre porque ele não participa da reação e as concentrações e as pressões parciais dos gases participantes da reação não são alteradas.
Manômetro mendindo pressão de sistema gasoso
Manômetro mendindo pressão de sistema gasoso
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados