Isotônicos

Definição conceitual de meio isotônico

Em supermercados, vemos bebidas que se dizem isotônicas; o que significa que seus sais minerais apresentam a mesma concentração ou concentração semelhante à concentração dos sais nos líquidos ou fluidos do corpo humano, como o suor, por exemplo.

É importante tomar bebidas assim, pois elas são absorvidas de forma mais fácil e rápida pelo organismo.

Existem bebidas isotônicas feitas industrialmente; e naturais, como a água de coco

Porém, seu consumo é indicado para atletas que praticam esportes todos os dias e por mais de uma hora e meia, pois essas bebidas são constituídas basicamente de água, carboidratos, sais de sódio e de potássio e, às vezes, possuem também vitaminas. Assim, os que treinam intensivamente, além de energia, perdem também os sais minerais através do suor. Por isso precisam repô-los mais rapidamente. Além disso, a reposição dos fluidos do organismo melhora o rendimento, as condições físicas e evita estresse muscular e térmico.

Já no caso dos que praticam menos exercícios físicos, a ingestão dessas bebidas não é necessária. A alimentação normal e a ingestão de água já são suficientes para repor a quantidade de sais minerais, carboidratos, sódio e potássio que o corpo precisa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem também bebidas isotônicas naturais, como é o caso da água de coco.

As bebidas isotônicas permitem o funcionamento normal do organismo. Entretanto, se houver a ingestão de soluções com concentração muito superior às de nosso organismo, isto é, soluções hipertônicas, problemas podem surgir; pois, pelo processo de osmose, as células de nosso corpo perderão água, desidratando-se. 

O contrário também traz danos ao organismo. A ingestão de soluções hipotônicas – com concentração muito inferior a do organismo – faz com que as células inchem até explodirem.

Por exemplo, se bebermos muita água a pressão osmótica dos organismos só irá entrar novamente em equilíbrio se nosso organismo eliminar essa água. Isso é feito pela diminuição na produção de hormônios e de urina. No entanto, quando não bebemos água, os hormônios liberados evitam a produção da urina e sentimos a sensação de sede.

É por isso que não devemos repor os líquidos em nosso organismo somente quando sentimos sede, pois quando isso ocorre significa que nosso organismo já está desidratado.

Como os jogadores da seleção brasileira treinam intensivamente todos os dias, eles precisam ingerir bebidas isotônicas
Como os jogadores da seleção brasileira treinam intensivamente todos os dias, eles precisam ingerir bebidas isotônicas
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Assuntos Relacionados