Lítio

Lítio é o metal dos marcapassos.
Conheça agora um pouco mais sobre o metal mais leve que existe!

Propriedades físicas: Quando se encontra em sua forma pura, o Lítio é um metal macio, de coloração branco-prateada, que se oxida rapidamente na presença de ar ou água.

Propriedades químicas: O Lítio é um elemento químico de símbolo Li, número atômico 3 e massa atômica 7 u, possui em sua estrutura três prótons e três elétrons. Pertence à família 1A da classificação periódica dos elementos químicos, o que o torna um metal alcalino.

Ocorrência: é um metal escasso e disperso em certas rochas, mas pode ser encontrado também em sais naturais, águas salgadas e águas minerais. Pode ser encontrado na forma de dois isótopos: lítio-7 (92,5%) e lítio-6 (7,5%).

Descoberta do Lítio: no ano de 1817, o sueco Johan August Arfwedson (sueco), descobriu Lítio na forma impura (misturado a outras substâncias). Foi isolado pela primeira vez somente em 1855, pelo alemão Robert Wilhem Bunsen. O processo empregado para esta tarefa consiste na eletrólise do cloreto de lítio. Aliás, este método é usado até nos dias atuais. A nomenclatura Lítio é derivada do grego, provém da palavra lithos = pedra, o nome foi escolhido devido a forma que o metal foi encontrado: somente em pedras.

Aplicações do Lítio: Uma importante utilização deste metal é no que diz respeito a marcapassos. O aparelho responsável por regularizar as atividades cardíacas funciona a base de pilhas de Lítio, nem é preciso mencionar porque foi escolhido para esta função, basta lembrar que o lítio é o metal mais leve de todos e já se tem a resposta: o conforto do paciente.