Mentol

O mentol é um álcool que pode ser extraído da planta hortelã, ele é muito utilizado para composição de balas e chicletes.

Mentol
Bala de menta: sabor característico do mentol.

O Mentol é um álcool de fórmula molecular C10H20O. A nomenclatura oficial para este composto é: 2–Isopropil-5-metilciclo-hexan-1-ol.

O mentol, também conhecido como cânfora, melhor se classifica como álcool terpênico monocíclico, conheça a estrutura plana deste composto:



A presença do grupo –OH é que determina a classificação deste composto orgânico.



O mentol pode ser extraído da planta Hortelã (foto acima), neste caso obtêm-se um óleo essencial a partir das folhas e posteriormente se extrai o álcool terpênico.

Uma grande curiosidade a respeito do Mentol é a ação refrescante proporcionada por pastilhas (balas, chicletes) que o contém em sua composição. O motivo pelo qual a ação gélida aparece diz respeito à composição e efeito no organismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O mentol possui a capacidade de ativar os sensores responsáveis pela indicação de frio, deste modo, quando colocamos uma bala de menta na boca, a sensação que se tem é de “boca gelada”. Mas para que esta gostosa sensação ocorra, o local de contato deve estar morno (temperatura característica do interior da boca). Isto porque os sensores responsáveis pela indicação de frio tornam-se ativos a uma temperatura superior à normal.

Agora você já sabe o que deixa o hálito refrescante ao se ingerir uma pastilha de menta.

Assuntos Relacionados