Nomenclatura usual para álcoois

Para realizar a nomenclatura usual para álcoois, é necessário reconhecer os radicais orgânicos a partir do grupo OH presente na cadeia.

A regra de nomenclatura usual para os álcoois é uma forma diferente de nomear esses compostos orgânicos, levando em consideração a nomenclatura oficial estabelecida pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). Normalmente o nome do álcool segue os padrões estabelecidos pela IUPAC:

Prefixo + infixo + ol

A regra oficial de nomenclatura dos álcoois prioriza a quantidade de carbono, o tipo de ligações existentes entre os carbonos e a posição ocupada pelo grupo hidroxila. Veja um exemplo:

Fórmula estrutural do propano-2-ol

A cadeia desse álcool apresenta três carbonos (prefixo prop), apenas ligações simples (infixo an) e o grupo hidroxila está localizado no segundo carbono da cadeia (2-ol). Dessa forma, o nome do composto é propan-2-ol.

Todavia, um álcool também pode apresentar um nome usual, que é aceito e reconhecido pela própria IUPAC. Neste texto vamos dar ênfase na regra de nomenclatura usual para os álcoois, a saber:

Álcool + nome do radical + ico

A regra de nomenclatura usual que é aceita para os álcoois tem como princípio básico a utilização dos nomes dos radicais orgânicos. Uma dica que facilita a utilização dessa regra é demarcar o grupo hidroxila presente na cadeia do álcool:

Exemplo de demarcação do grupo hidroxila na cadeia do álcool
Exemplo de demarcação do grupo hidroxila na cadeia do álcool

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao demarcar a hidroxila, estamos expondo o radical orgânico ligado a ela. No caso acima, temos o radical metil, logo, o nome usual dessa estrutura é álcool metílico.

Exemplos:

  • Etanol

Demarcando o OH no etanol

Demarcando o grupo OH no etanol, visualizamos o radical etil. Assim sendo, o nome usual dessa substância é composto pelo termo álcool + etil + ico: álcool etílico.

  • Propan-2-ol

Demarcando o OH no Propan-2-ol

Demarcando o grupo OH no Propan-2-ol, visualizamos o radical isopropil. Assim sendo, o nome usual dessa substância é composto pelo termo álcool + isopropil + ico: álcool isopropílico.

  • Butan-2-ol

Demarcando o OH no Butan-2-ol

Demarcando o grupo OH no Butan-2-ol, visualizamos o radical sec-butil. Assim sendo, o nome usual dessa substância é composto pelo termo álcool + sec-butil + ico: álcool sec-butílico.

  • Fenil-metanol

Demarcando o OH no Fenil-metanol

Demarcando o grupo OH no Fenil-metanol, visualizamos o radical benzil. Com isso, o nome usual dessa substância é composto pelo termo álcool + benzil + ico: álcool benzílico.

Representação de uma molécula de álcool etílico
Representação de uma molécula de álcool etílico
Publicado por: Diogo Lopes Dias
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados