Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Tabela periódica
  4. Novos elementos da Tabela Periódica

Novos elementos da Tabela Periódica

Os novos elementos da Tabela Periódica são representativos e ocupam o sétimo período das famílias IIA, VA, VIIA e VIIIIA.

Ao longo da história da Química, os elementos químicos foram sendo descobertos gradativamente e organizados nas chamadas Tabelas Periódicas. Uma delas foi proposta pelo químico russo Dimitri Mendeleev, que construiu uma tabela com a qual conseguia prever a posição de alguns elementos mesmo sem conhecê-los.

Na tabela atual, proposta por Moseley, os elementos foram organizados em ordem crescente de número atômico, mantendo-se a previsão de posicionamento de Mendeleev. No dia quatro de janeiro de 2016, a tabela proposta por Moseley foi completada ao receber quatro novos elementos.

Os quatro novos elementos químicos são chamados, provisoriamente, de Ununtrium (Uut), Ununpentium (Uup), Ununseptium (Uus) e Ununoctium (Uuo).

Veja agora a sigla, o número atômico e de massa de cada um desses novos elementos:

Sigla e dados do Ununtrium
Sigla e dados do Ununtrium

Sigla e dados do Ununpentium
Sigla e dados do Ununpentium

Sigla e dados do Ununseptium
Sigla e dados do Ununseptium

Sigla e dados do Ununoctium
Sigla e dados do Ununoctium

Todos esses quatro novos elementos fazem parte do sétimo período da Tabela e são considerados representativos porque pertencem, respectivamente, às famílias IIIA, VA, VIIA e VIIIA. As características que esses elementos apresentam estão relacionadas com os elementos químicos que antecedem cada um na família, ou seja:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Ununtrium: Apresenta características semelhantes às do Tálio. Assim, é metal, sólido e possui elétrons mais energéticos no subnível 7p1.

  • Ununpentium: Apresenta características semelhantes às do Bismuto. Assim, é metal, sólido e possui elétrons mais energéticos no subnível 7p3.

  • Ununseptium: Apresenta características semelhantes às do Astato. Assim, é metal, sólido e possui elétrons mais energéticos no subnível 7p5.

  • Ununoctium: Apresenta características semelhantes às do Radônio. Assim, é metal, sólido e possui elétrons mais energéticos no subnível 7p6.

Como o número atômico de cada um dos novos elementos é 113, 115, 117 e 118, respectivamente, eles não podem ser encontrados na natureza e, por isso, são chamados de transurânicos (são produzidos artificialmente). Na natureza só existem elementos com número atômico até 92. Outra característica que deve ser ressaltada é a instabilidade nuclear (todos os elementos com numero atômico acima de 84 são instáveis), ou seja, são materiais altamente radioativos.

Vale salientar, entretanto, que esses elementos foram descobertos já há algum tempo, mas somente agora foram reconhecidos oficialmente. Veja as datas das descobertas:

  • Ununtrium: Descoberto em 2003.

  • Ununpentium: Descoberto em 2004.

  • Ununseptium: Descoberto em 2010.

  • Ununoctium: Descoberto em 2003.

A inclusão desses novos elementos ocorreu somente agora em virtude do não reconhecimento, por parte da IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada), dos métodos utilizados para a obtenção deles.

Os quatro novos elementos da Tabela Periódica
Os quatro novos elementos da Tabela Periódica
Publicado por: Diogo Lopes Dias
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados