Whatsapp icon Whatsapp

O pH do solo e a coloração das plantas

Hortênsias azuis ou rosas? O pH explica.
Hortênsias azuis ou rosas? O pH explica.
O Potencial Hidrogeniônico, mais conhecido como pH, consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer, neste contexto iremos considerar este meio como sendo os solos.

Os valores de pH variam de 0 a 14, os solos que possuem valores de pH 0 a 7 são considerados ácidos, valores em torno de 7 são neutros e valores acima de 7 são considerados solos básicos ou alcalinos.

O pH indica se o solo é ou não fértil, ou seja, se o local é apropriado para o cultivo de plantas. Para a agricultura, o valor do pH ideal é entre 5,5 a 5,8.

O pH do solo pode variar de acordo com sua composição (rochas), concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas que são adicionadas no seu preparo para o plantio. O valor de pH de um solo pode ser modificado através do uso de substâncias alcalinas como o calcário, por exemplo.

O aparelho que permite medir o pH de solos é denominado de phmetro, é ele que faz a leitura das características ácidas ou básicas. Mas como o pH do solo influi na coloração das plantas? Para exemplificar usemos as flores conhecidas como hortênsias, você já observou que em alguns lugares elas se apresentam com coloração azul e em outros, rosa? Por quê?

As hortênsias são flores que se colorem obedecendo ao pH do solo, é como se o pH fosse o estilista deste tipo de flor. Em solos onde a acidez é elevada as hortênsias adquirem a coloração azul, agora nos solos alcalinos elas ficam rosa.

Agora você já sabe como obter hortênsias de diferentes tonalidades, vai depender de seu gosto próprio por estas curiosas flores regidas pelo Potencial Hidrogeniônico do solo.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Cheirando bem com desodorantes
Qual a composição dos inibidores do mau cheiro? Saiba aqui.
Sabão X detergente
Vantagens e desvantagens desses dois produtos de limpeza.