Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. O que é a cera de ouvido?

O que é a cera de ouvido?

A cera de ouvido é produzida nas glândulas sebáceas do ouvido (ceruminosas), estas glândulas estão localizadas na parte interna de nossa orelha.

Devemos tomar algumas precauções diante do uso de cotonetes
Devemos tomar algumas precauções diante do uso de cotonetes

Humanos e até mesmo animais, produzem em seus canais auditivos uma secreção oleosa, mais conhecida como cera de ouvido. Ela é composta por uma mistura de queratina (pedaços de pele) e ácidos graxos de cadeia longa (saturados e insaturados).
E onde ocorre a produção desta cera? É claro que você pensou na resposta - no ouvido- pois o próprio nome já retrata. Mas queremos aqui, sermos um pouco mais específicos.

A parte interna de nossa orelha é formada por um canal mais fechado com poucos pelos e que possui glândulas sebáceas (ceruminosas). As mesmas são as responsáveis pela produção do cerúmen (nome técnico da cera de ouvido).

Para os mais corajosos, que já tiveram a ousadia de experimentar tal cera, uma pergunta: Por que ela apresenta gosto amargo?
É fácil, ela é composta de ácidos graxos, assim como as margarinas e manteigas de supermercado. Já deixou estes alimentos fora da geladeira?
Eles passam a apresentar um gosto amargo, popularmente conhecido como ranço. A explicação está no contato de ácidos graxos com o oxigênio atmosférico, o O2, pois ele possui a capacidade de oxidar gorduras. O mesmo acontece com a cera de ouvido, ela se oxida e fica com odor e sabor acre.

Mas, ATENÇÃO! A cera de ouvido não é apenas uma impureza produzida pelo nosso corpo, ela tem uma importante função, a de proteger seu canal auditivo contra a entrada de partículas e sujeiras contaminantes.
Portanto, o uso de hastes flexíveis de algodão (cotonetes) é uma ação a ser analisada, pois se forem usados incorretamente, podem danificar o canal auditivo, além de retirar sua proteção natural.
O ideal, recomendado pelos médicos, é que você higienize esta parte de seu corpo utilizando o próprio dedo envolto a uma toalha.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados