Obtenção de sais

Como obter um sal através de uma reação entre um ácido e uma base? É a partir deste princípio que surge a reação de neutralização.

Para que ocorra a neutralização total do ácido e da base é preciso que a quantidade de íons OH- seja igual à quantidade de íons H+, veja a equação:

1 H+ + 1 OH- → 1 H2O

Vamos acompanhar o processo de formação de Cloreto de Sódio (NaCl):

HCl → H+ + Cl-
NaOH → Na+ + OH-

As moléculas de HCl e NaOH produzem ânions (Cl- e OH-) e cátions (H+ e Na+). A reação entre esses íons dá origem ao NaCl.

H+ Cl- + Na+ OH- → NaCl + H2O

Saiba agora como a Neutralização é aplicada a um fenômeno da natureza: a picada de insetos.

Como é feito o tratamento para minimizar a dor causada por picadas de abelhas? Através de uma reação de neutralização. Primeiro você precisa saber que o veneno injetado pelo ferrão do inseto é um ácido, e então para se cortar o efeito do ácido utiliza-se uma base (leite de magnésia).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já a redução de edemas provocados por picadas de vespas é realizada com a aplicação de vinagre (ácido acético), já que o veneno neste caso se trata de uma base.

Vamos testar seu conhecimento: se você faz uma limonada e ela fica muito azeda o que acrescentar para amenizar a acidez? Trata-se de uma reação de neutralização, então escolha uma das opções:

1. Sal
2. Vinagre
3. Bicarbonato de sódio
4. Açúcar

Se você optar pela opção 1 deixará sua limonada salgada, a opção 2 fará com que ela fique ainda mais azeda, e não adiantará em nada colocar muito açúcar, o amargo continuará presente. A solução é acrescentar a base Bicarbonato de sódio, ela vai neutralizar a ação do ácido cítrico presente no limão.

Segredo de uma boa limonada: neutralização.
Segredo de uma boa limonada: neutralização.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados