Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Oceanografia química

Oceanografia química

A oceanografia química estuda a composição dos ambientes marinhos e as interações das espécies químicas com a atmosfera.

Oceanografia química
Qual a química dos oceanos?

Engana quem pensa que mar é tudo igual. As propriedades salinas, a coloração, o cheiro, todas essas características variam de acordo com a região onde está localizado. Existe uma ciência especializada em abordar essas características, a Oceanografia Química. Ela estuda a composição dos ambientes marinhos e as interações das espécies químicas com a atmosfera, através dela é possível monitorar a poluição Marinha e a Química de Nutrientes (geoquímica Orgânica e Inorgânica).

Vamos explorar agora a composição dos ambientes marinhos:

Os oceanos possuem características como a salinidade, que se define pela presença de sais, em geral Cloreto de sódio (NaCl), Sulfato de Cálcio (CaSO4), Sulfato de Magnésio (MgSO4) e Cloreto de Magnésio (MgCl2). O Cloreto de sódio se faz presente na proporção de 80 % e o restante é equivalente a 20%.

A salinidade da água do mar varia de acordo com a região. Para ser considerada normal, esta característica precisa obedecer à proporção de 35 g/L (35 gramas de sal para cada litro de água). A água marítima menos salina do planeta é a do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico (30 g/L), e a com salinidade mais elevada se faz presente no Mar Vermelho (40 g/L).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Mar Morto, localizado no Oriente Médio, é considerado altamente salino, na verdade consiste em um lago cuja composição mineral é de: 67% de cloro, 17% de magnésio, 10% de sódio, 0,2% de enxofre (este dá a água um desagradável odor).

O estudo das propriedades apresentadas auxilia no controle da população de peixes. Veja um exemplo de como a composição da água do mar influi sobre a vida aquática: Sulfato de Cálcio (CaSO4) é um dos componentes da água do mar, o cálcio atua como importante fator de crescimento dos esqueletos dos corais duros e das algas calcáreas.

Assuntos Relacionados