Oleo Diesel

O Óleo diesel é um combustível  formado principalmente por átomos de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos), e em baixas concentrações por enxofre, nitrogênio e oxigênio. É um produto inflamável (pode ser queimado), medianamente tóxico, pouco volátil, límpido, isento de material em suspensão e com odor forte e característico. 

O diesel é o combustível mais usado no Brasil, provém da destilação do petróleo e contém de 12 a 22 átomos de carbono. Recebeu este nome: óleo diesel, em homenagem ao engenheiro alemão Rudolf Diesel que inventou um meio mecânico para explorar a reação química originada da mistura de óleo e do oxigênio presente no ar, capaz de produzir uma forte explosão quando comprimida. Tal reação passou a ser utilizada para gerar energia e movimentar máquinas e motores de grande porte (veículos pesados), tais como: trator, caminhão, automóveis de passeio, furgões, ônibus, caminhões, pequenas embarcações marítimas, locomotivas, navios, etc.

Produção

A partir do refino do petróleo obtêm-se, pelo processo inicial de destilação fracionada, as frações denominadas de óleo diesel leve e pesado, básicas para a produção de óleo diesel. Esse combustível é produzido a uma temperatura entre 260°C e 340°C, a essa temperatura podem ser agregadas outras frações como a nafta, o querosene e o gasóleo leve (esse resulta no produto conhecido como óleo diesel).

O óleo diesel pode ser classificado de acordo com sua aplicação, nos seguintes tipos:

Tipo "Metropolitano" (máximo de 0,05% de enxofre);

Tipo "Interior" (máximo 0,2% de enxofre);

Extra Diesel Aditivado;

• De Referência (também chamado diesel padrão).

O óleo diesel Tipo "Metropolitano" é utilizado nas regiões com as maiores frotas em circulação (capitais), que requerem maior controle das emissões. Possui menor índice de enxofre para minimizar os poluentes resultantes da combustão do óleo diesel. Para as demais regiões do país é utilizado o óleo diesel Tipo "Interior", com uma porcentagem maior de enxofre.

O Extra Diesel Aditivado, como o própio nome indica, contém aditivos com objetivo de manter limpo o sistema de alimentação de combustível, reduzir o desgaste dos bicos injetores, proporcionar maior proteção anticorrosiva a todo o sistema de alimentação, além de aumentar a vida útil do motor.

O chamado óleo diesel de referência é produzido especialmente para as companhias montadoras de veículos a diesel, que o utilizam como padrão para a homologação, ensaios de consumo, desempenho e teste de emissão.
O óleo diesel abastece máquinas de grande porte.
O óleo diesel abastece máquinas de grande porte.
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados