Whatsapp icon Whatsapp

Olhar químico sobre os protetores solares

Quanto mais branquinho, melhor!
Quanto mais branquinho, melhor!

Não se esqueça do filtro solar! Com certeza já ouviu esta frase antes de se expor ao sol, mas por que esta ação previne as queimaduras, você sabe?

Primeiro é preciso saber o que tem de tão perigoso em passar algumas horas sob aquele sol escaldante. Não precisaríamos nos preocupar se não fosse a existência dos raios UV-B, os responsáveis pelas lesões na pele, como vermelhidão, descamação e até queimaduras de 3° grau. Além disso, a exposição a esses raios pode levar a consequências mais graves, o câncer de pele é uma séria preocupação dos dermatologistas.

As loções bloqueadoras e protetoras foram desenvolvidas para permitir uma maior exposição ao sol sem riscos. Elas agem sobre a pele bloqueando parcialmente ou totalmente a ação dos raios UV. O FPS (fator de proteção solar) é o indicativo do período de exposição, se o valor do mesmo for 10, significa que poderá ficar exposto ao sol por um período 10 vezes maior do que sem a proteção, se for 15, 15 vezes mais exposto e assim por diante.

Agora vamos olhar quimicamente os protetores solares: qual a composição desses produtos? Os protetores mais eficientes levam na composição óxido de zinco e dióxido de titânio, são aqueles que deixam seu rosto bem branquinho, pode apostar neles! Já os bloqueadores que permitem parte da absorção solar são compostos por ácido para-aminobenzoico (PABA), benzenona e cinamatos.

Mas se você deseja um bronzeado sem se expor ao sol deve apelar para o composto diidroxiacetona, essa substância reage com a pele produzindo pigmentação marrom. Mas atenção! Recorra a um profissional para fazer uso desse artifício.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Cuidado com a Naftalina!
Características químicas e físicas deste composto aromático.
Fotoquímica
Fotoquímica, energia química, Fotólise da Água, Fotofosforilação, NADP, Reação de claro, ATP, fotossíntese de plantas, fonte de energia, molécula de clorofila, energia luminosa, constituição celular, processo fotossintético das plantas, absorção de luz.
Minoxidil
Como surgiu este medicamento para a calvície reversível?
Por que se joga sal nas estradas em lugares frios?
Descubra qual é a propriedade coligativa que explica por que se joga sal nas estradas e nas ruas em lugares onde neva.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.