Ácidos Carboxílicos

Os ácidos carboxílicos são compostos orgânicos que possuem o grupo carbonila ligado a um grupo hidroxila (OH).

O ácido acético é um dos ácidos carboxílicos mais usados no cotidiano
O ácido acético é um dos ácidos carboxílicos mais usados no cotidiano

Os ácidos carboxílicos são compostos orgânicos caracterizados pelo grupo carboxila (—COOH), nome e grupo que vem da junção “carbonila (—CO) + hidroxila (OH)”, ou seja, todo ácido carboxílico possui em pelo menos uma das extremidades da cadeia um carbono ligado a um oxigênio e a uma hidroxila, conforme mostrado a seguir:

          O
       //
C
         \
              OH

As regras de nomenclatura dos ácidos carboxílicos podem ser vistas em detalhes no texto a seguir:

- Nomenclatura dos ácidos carboxílicos.

Entre os principais compostos da função dos ácidos carboxílicos utilizados no cotidiano, estão o ácido metanoico, mais conhecido como ácido fórmico, e o ácido etanoico ou ácido acético.

O ácido fórmico é assim chamado porque foi obtido pela primeira vez através da destilação de formigas vermelhas. Esse ácido é o principal responsável pela dor intensa e coceira sentida na picada desse inseto.

A dor intensa da picada das formigas vermelhas vem da ação do ácido fórmico ou ácido metanoico
A dor intensa da picada das formigas vermelhas vem da ação do ácido fórmico ou ácido metanoico

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dentre as aplicações do ácido metanoico, destaca-se seu uso como mordente para ajudar a fixar as cores no tingimento dos tecidos, além de sua aplicação como desinfetante na Medicina.

O ácido acético é o principal constituinte do vinagre, que é usado em temperos na cozinha, em limpezas e na preparação de perfumes, corantes, seda artificial e acetona.

O vinagre é uma solução a 4% em volume de ácido etanoico ou ácido acético em média
O vinagre é uma solução a 4% em volume de ácido etanoico ou ácido acético em média

Outra função importante dos ácidos carboxílicos em nossa vida pode ser vista no texto Ácidos carboxílicos e filtros solares.

Visto que os ácidos carboxílicos possuem a hidroxila e o oxigênio, eles realizam ligações de hidrogênio, inclusive realizam o dobro de ligações de hidrogênio que as moléculas dos álcoois. Por esse mesmo motivo, os seus pontos de ebulição e fusão são mais elevados que os dos álcoois.

Vale ressaltar que os ácidos metanoico e etanoico são mais densos que a água. Em relação à solubilidade, os ácidos carboxílicos que apresentam até quatro carbonos são solúveis em água, e os demais são considerados insolúveis.

Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados