Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Ambiental
  4. Oxidantes fotoquímicos

Oxidantes fotoquímicos

Oxidantes fotoquímicos são poluentes secundários formados pela queima de combustíveis e solventes. Recebem este nome porque são produtos das reações entre óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis (presentes na fumaça dos veículos). A reação ocorre na presença de luz solar, daí o termo fotoquímico.

A queima incompleta de combustíveis tem como produto principal Ozônio, e por isso este composto é utilizado como parâmetro indicador da presença de oxidantes fotoquímicos na atmosfera.

Esses poluentes, quando lançados na atmosfera, contribuem para o aparecimento do “Smog”: termo derivado do inglês, e significa fumaça, neblina. O chamado Smog fotoquímico é uma mistura de hidrocarbonetos oxidados e outros compostos.

Os locais de intenso tráfego de veículos e luz solar incidente, com altas temperaturas e ventos calmos, são os pontos mais comuns onde aparecem Smogs fotoquímicos. O grau de umidade da atmosfera também é um fator favorável devem razão da presença de gotículas de água suspensas no ar. Neste caso uma mistura de névoa com partículas de fumaça se acumula nas proximidades do solo em vez de subir.

Veja mais!

Óxido poluente

Álcool, Gasolina ou Diesel: qual é o maior poluente?
Smog: neblina de poluição.
Smog: neblina de poluição.
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados