Óxido poluente

Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O).

Os óxidos têm muitas aplicações em nosso cotidiano, mas a grande preocupação são os efeitos que esta classe de compostos traz ao ambiente. O dióxido de carbono, mais conhecido como gás carbônico (CO2), é um óxido poluente presente em nossa atmosfera. Ele tem aumentado gradativamente devido ao uso intenso de combustíveis que são derivados do petróleo, do gás natural, etc.

O problema não teria se agravado tanto se o homem respeitasse mais a natureza, isto porque existe uma forma de eliminar o gás carbônico do ar que é através da fotossíntese que as plantas realizam. A vegetação das florestas, as algas marinhas presentes no fundo dos mares seriam suficientes para solucionar o problema, mas infelizmente este departamento não entra em ação, quer saber o motivo?

Os homens fazem do desmatamento a principal arma para destruir a porção verde do planeta, este ato faz com que a remoção de CO2 diminua. E como se não bastasse, ainda realizam as queimadas das florestas que são responsáveis por cerca de 30% do aumento anual de gás carbônico na atmosfera.

Daí surge então o Efeito Estufa: altos níveis de CO2 atmosférico são responsáveis pelo aquecimento da Terra. Mas como isso ocorre? A Terra recebe a energia solar, parte dessa energia é absorvida pela superfície do planeta, enquanto outra parte é refletida na forma de radiações infravermelhas. O CO2 acumulado na atmosfera absorve esta radiação e a transporta novamente para a Terra, e consequentemente ocorre um aumento da temperatura da superfície Terrestre, surge então o Efeito Estufa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados