Óxidos
Peróxido de hidrogênio: descolorante de cabelos

Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico. Para reconhecermos um óxido basta observarmos as substâncias que possuem o elemento oxigênio à direita da fórmula
Os óxidos podem ser classificados em três diferentes grupos: ácidos, básicos ou peróxidos.

Óxidos ácidos: também chamados de anidridos, eles se formam a partir da reação com água originando ácidos. Exemplo: o ácido sulfúrico (H2SO4) se forma a partir do trióxido de enxofre (SO3) em presença de água (H2O).

Óxidos básicos: nesse caso a reação é com bases levando à formação de sal e água. Exemplo: o hidróxido de cálcio (Ca (OH)2) provém da reação do óxido de cálcio (CaO) com a água.

Peróxidos: esses óxidos possuem dois oxigênios ligados entre si. Exemplo: (O-O) 2-.

Na indústria, os peróxidos são usados como clarificadores (alvejantes) de tecidos, poupa de celulose, etc. Para essas utilizações sua concentração é superior a 30% de peróxido de hidrogênio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A solução aquosa com concentração de 3% de peróxido de hidrogênio, popularmente conhecida como água oxigenada, é usada como anti-séptico e algumas pessoas a utilizam para a descoloração de pêlos e cabelos.

O dióxido de silício é o óxido mais abundante da crosta terrestre, ele é um dos componentes dos cristais, das rochas e da areia.

Curiosidades:

Quem nunca se embelezou com óxidos? Isso mesmo, a pedra-pomes tão utilizada para lixar os pés pelas pedicures nos salões de beleza é constituída de 70% de dióxido de silício e 30% de óxido de alumínio.


Pedra-pomes

Na História, temos relatos dos egípcios (2000 a.C.) utilizando uma mistura de pedra-pomes e vinagre para limparem os dentes. Até hoje nos consultórios dentários, os dentistas utilizam pedra-pomes em pó para a limpeza dentária.

Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados