Oxirredução

Oxirredução é um fenômeno químico no qual temos a produção de energia elétrica a partir da ocorrência de oxidação e redução de espécies químicas.
A ferrugem é um aspecto visual da ocorrência de uma reação de oxirredução

Oxirredução é uma reação química em que há a ocorrência de oxidação e redução de átomos de substâncias (espécie química) presentes no processo.

• Oxidação: É a perda de elétrons por parte de um átomo de uma espécie química.

• Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Redução: É o ganho de elétrons por parte de um átomo de uma espécie química.

Assim, durante uma reação de oxirredução, os elétrons transitam da espécie que os perde em direção à espécie que vai recebê-los, o que resulta na formação de uma corrente elétrica (energia elétrica).

Agente redutor e agente oxidante

A espécie química que sofre o fenômeno da oxidação é denominada de agente redutor, e a espécie que sofre o fenômeno da redução é chamada de agente oxidante.

A determinação do agente oxidante e do agente redutor de uma reação de oxirredução é feita a partir da variação do NOX (quantidade de elétrons perdida ou recebida) de cada átomo das espécies químicas presentes na reação. Veja:

• Oxidação: causa aumento do NOX;

• Redução: causa diminuição do NOX.

Veja a variação do NOX dos átomos nas espécies químicas da equação abaixo:

NOX dos componentes de uma equação química de oxirredução

• O Ferro sofreu oxidação porque seu NOX aumentou de 0 para +3 do reagente para o produto;

• O gás Cloro (Cl2) sofreu redução porque seu NOX diminuiu de 0 para -1 do reagente para o produto.

Alguns aspectos muito estudados a partir da oxirredução são:

Confira os textos dispostos mais abaixo para ampliar ainda mais seus conhecimentos sobre a Oxirredução. Bons estudos!

Publicado por Diogo Lopes Dias

Artigos de Oxirredução

Agente Redutor e Agente Oxidante
Saiba quais são as características que distinguem um agente redutor de um agente oxidante.
Balanceamento de reações de oxirredução
Todo balanceamento de reações de oxirredução leva em conta que o número de elétrons cedidos deve ser igual ao número de elétrons doados.
Corrosão dos metais
Veja como ocorre a corrosão dos metais, tais como da prata, do cobre e principalmente do ferro, formando a ferrugem.
Ferrugem
Saiba tudo sobre ferrugem. Entenda quais são os tipos de ferrugem e como ocorre o processo de corrosão.
Nox em compostos orgânicos
Aprenda a realizar a determinação do Nox (número de oxidação) de cada carbono nos compostos orgânicos que possuem estruturas mais complexas.
Número de oxidação (NOX)
Aprenda mais sobre o número de oxidação. Saiba quais elementos têm NOX fixo. Confira a forma de se calcular o NOX dos elementos .
Oxidação e Redução
Aprenda a identificar se está ocorrendo oxidação e redução em alguma reação, e veja exemplos e conceitos relacionados, tais como agente redutor e oxidante.
Oxidorredução
Entenda a definição de reação de oxidorredução e outros conceitos relacionados, tais como Nox, oxidação, redução, agente oxidante e agente redutor
Proteção dos metais contra corrosão
Conheça algumas técnicas utilizadas para a proteção dos metais contra corrosão, visto que este é um problema que causa um grande prejuízo econômico.
Reações com mais de uma oxidação e/ou redução
Conheça um método bem simples de realizar o balanceamento quando em uma reação ocorre mais de uma oxidação e redução.
Reações de auto-oxidorredução
Clique e aprenda o que é, como identificar e o passo a passo para realizar o balanceamento de uma reação de auto-oxidorredução.
Reações de oxirredução
Veja como determinar se uma reação é de oxirredução, quais espécies oxidam e reduzem, além de quais são os agentes oxidantes e redutores.
Reações de oxirredução envolvendo água oxigenada
Aprenda a balancear reações de oxirredução que envolvem a água oxigenada (H2O2).