Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Ambiental
  4. Países que lideram a emissão de gás carbônico

Países que lideram a emissão de gás carbônico

Quais países poluem mais?
Quais países poluem mais?

Se precisássemos determinar quais países são campeões em emitir gás carbônico (CO2) ficaria difícil, porque a cada dia a competição se torna mais acirrada.

Nos países onde a produção de combustíveis fósseis é mais acentuada, nos chamados países petrolíferos, a emissão de gás carbônico (CO2) é acentuada, são eles: Emirados Árabes Unidos, Catar, Kuwait. Essas pequenas nações produtoras de petróleo são recordistas em poluição por habitante.

Mas a lista não para por aí, os países ricos e industrializados (países nobres) também emitem altas taxas de CO2 por habitante, como, por exemplo, os Estados Unidos, que emitem 20 toneladas de CO2 por ano.

Países emergentes e superpovoados, como a China e a Índia, que estão em fase de desenvolvimento, viram a economia crescer e junto com ela a devastação ambiental. Chegaram a ultrapassar os EUA na emissão de CO2.

Em meio a tanta poluição “surge uma luz no fim do túnel”. Os países classificados como estáveis: potências europeias, como Alemanha, Reino Unido e França, lideram a produção de energia por usinas nucleares e eólicas. Sabe-se que estas fontes de energia alternativa são a solução para evitar o aumento de CO2, e por isso a emissão de poluentes nestes países se estabilizou nos últimos anos.

Seguindo por este parâmetro chegamos à conclusão de que esta é uma disputa onde o último lugar é que leva vantagem. E onde fica o Brasil nessa história? O Brasil possui uma taxa média de emissão mundial de 1,6 toneladas CO2/ano, que, comparada com a dos Estados unidos (20 toneladas CO2/ano), não é uma das piores.

Não podemos nos acomodar diante desse valor, muito pelo contrário, vamos colaborar para a diminuição no índice de gás carbônico em nosso país. Comece pela escolha do combustível de seu carro, veja link: Álcool, Gasolina ou Diesel: qual é o maior poluente?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Energia nuclear evita efeito estufa

Assuntos Relacionados