Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Papel usado em jornais

Papel usado em jornais

Todos nós sabemos que o papel de jornal é mais frágil que outros tipos de papel, a razão você descobre agora acompanhado seu processo de produção.

O preparo do papel usado em jornais é diferenciado se comparado à produção do papel comum. Tudo se resume à inferioridade da polpa de celulose, que contém impurezas que não são retiradas e passam a fazer parte do processo. Quanto maior o número de materiais contaminantes, mais rápida será a decomposição da celulose.

Agora você já sabe por que o papel de jornal é pouco resistente e mais nocivo à ação do tempo. A economia na matéria prima acarreta em menor resistência do papel, e o resultado? As folhas vão ficando amareladas e rapidamente se deterioram no ambiente. O contato com água é mais um prova de como o papel é sensível. Basta colocar uma folha de jornal sobre um recipiente com água e verificar como ela se dissolve facilmente em meio aquoso.

A justificativa para a produção econômica deste papel está no fato de sua demanda, são milhares de exemplares de jornais distribuídos diariamente em todo o mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Como é feito este papel?
Como é feito este papel?
Publicado por: Líria Alves de Souza

Assuntos Relacionados