Peróxidos

Peróxidos
O peróxido de hidrogênio, que dá origem à água oxigenada, é o mais importante dos peróxidos

Peróxidos são compostos que apresentam em sua estrutura o grupo (O2)2-, e que, ao reagirem com água ou com ácidos diluídos, produzem água oxigenada (H2O2).

Fórmula do peróxido de hidrogênio

Por causa desse grupo (O2)2-, nos peróxidos o oxigênio apresenta número de oxidação igual a -1, e não -2 como costuma ter na maioria dos compostos.

O peróxido mais conhecido é o peróxido de hidrogênio que em solução aquosa é denominado água oxigenada. Ele é comercializado com várias finalidades, dentre elas o clareamento de cabelos, fibras têxteis, papel, etc.

A água oxigenada é um líquido incolor muito instável, que se decompõe apenas na presença de luz, originando água e gás oxigênio.

2 H2O2 2 H2O + O2

Os volumes expressos nas embalagens indicam a proporção da solução. Por exemplo, “10 volumes” indica que para cada litro da solução são produzidos 10 litros de O2, em 1 atm e à 0 ºC.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Porém, a água oxigenada não é o único peróxido existente, há também peróxidos de metais alcalinos e de metais alcalinoterrosos, como mostrado a seguir:

  • Peróxidos de metais alcalinos: são sólidos e iônicos e sempre apresentam a seguinte fórmula: MA2O2, sendo que MA é o metal alcalino. Exemplos: Li2O2, Na2O2, K2O2;
  • Peróxidos de metais alcalinoterrosos: também são sólidos e iônicos e sempre apresentam a seguinte fórmula: MATO2, sendo que MAT é o metal alcalinoterroso. Exemplos:  MgO2, CaO2, BaO2.

Veja um exemplo abaixo que mostra como realmente um peróxido em presença de água ou de um ácido produz água oxigenada:

Peróxido + água → base + água oxigenada
K2O2  + 2 H2O → 2 KOH + H2O2

Peróxido + ácido → sal + água oxigenada
K2O2 + 2 HCl → 2 KCl + H2O2

Assuntos Relacionados