Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Pilhas: dúvidas freqüentes

Pilhas: dúvidas freqüentes

Pilha é uma definição para os geradores químicos de energia elétrica. A unidade geradora básica é denominada célula e a tensão fornecida por uma célula pode ser insuficiente para operar os equipamentos, de forma que duas ou mais são associadas em série, formando conjuntos: as baterias.

Veja agora as dúvidas mais comuns e as respectivas respostas:

Qual a diferença entre pilhas ácidas e alcalinas?

A durabilidade. As pilhas alcalinas duram cerca de cinco vezes mais que as pilhas ácidas, elas funcionam com uma pasta básica de NaOH e as pilhas ácidas com uma solução ácida de NH4Cl. O Hidróxido de sódio (NaOH) possui maior condutividade elétrica e conseqüentemente vai transportar energia mais rapidamente.

Por que algumas pilhas são recarregáveis e outras não?

Uma pilha pode ser recarregada quando todas as suas semi-reações forem reversíveis. As pilhas não recarregáveis são conhecidas como descartáveis e são aquelas em que ocorre semi-reação não reversível.

Qual a pilha usada nos marcapassos cardíacos?

A pilha de lítio causou uma revolução na medicina após ser empregada nos marcapassos, elas foram escolhidas pela propriedade de serem pequenas e leves (pesam cerca de 25 gramas).

As pilhas de lítio são muito duráveis e chegam a funcionar até 8 anos, veja as semi-reações que envolvem o processo:

Li → Li + é

I2 + 2 é → 2 I
-

∆E° = 2,8 V.

O que distingue pilhas de Baterias?

É comum usarmos os termos pilhas e baterias sem fazermos distinção desses dois objetos, mas o que exatamente os difere? A pilha é um sistema com dois eletrodos e a bateria é um conjunto de pilhas ligadas em série.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Líria Alves de Souza
Pilha comum de 1,5 volts.
Pilha comum de 1,5 volts.

Assuntos Relacionados