Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Orgânica
  4. Polímeros
  5. Polímeros de Condensação

Polímeros de Condensação

Polímeros de Condensação
O polímero PET muito usado em garrafas de água e refrigerantes é um polímero de condensação

Os polímeros de condensação são aqueles obtidos por meio de reações entre monômeros (iguais ou diferentes), onde há a saída de uma molécula de uma substância, que é geralmente a água.

A seguir, temos uma reação genérica de polimerização por condensação:

Reação genérica de formação dos polímeros de condensação

Entre os principais polímeros de condensação, temos:

  • Baquelite:

Sua reação de polimerização por condensação ocorre entre o fenol e o formaldeído, sendo um polifenol:

Reação de polimerização da baquelite

O baquelite é usado para se fabricar cabos de panela, tomadas, interruptores, telefones, máquinas fotográficas e bolas de bilhar.

Telefone feito de baquelite

  • Kevlar:

É uma poliamida, sendo que sua reação de polimerização por condensação ocorre entre o ácido tereftálico (ácido p-benzenodioico) e a diamida p-benzenodiamida:

Reação de obtenção do kevlar

O kevlar é um polímero muito resistente, que é usado em coletes à prova de balas, chassis de carros de corrida, bicicletas e aviões.

Colete à prova de balas feito de kevlar

  • Policarbonato:

Ele é formado pelo fosgênio (COCl2) e pelo p-isopropilenodifenol (bisfenol A), e a molécula que é liberada é a do gás cloreto (HCl):

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Reação de obtenção do policarbonato

O policarbonato é um plástico transparente, com alta resistência mecânica, usado em janelas de aviões, visores de capacetes, coberturas transparentes e em capas de CDs.

Capa de CD de policarbonato

  • Náilon:

É uma poliamida e no caso específico do náilon 66, a reação de polimerização é entre o ácido adípico ou ácido hexanodioico e a diamina  hexametilenodiamina ou 1,6 – hexanodiamina:

Reação de polimerização do náilon 66

O náilon é um tecido sintético usado principalmente na confecção de meias finas para mulheres, conhecidas como “meias-calças”.

Meia-calça feita de náilon

  • PET (polietilenotereflato ou politereftalato de etileno):

O PET também é conhecido por outros nomes, como dracon, terilene ou tergal. Esse polímero de condensação é um poliéster, sendo que sua reação de formação ocorre entre o álcool etilenodiol (etileno-glicol) e o ácido tereftálico (ácido p-benzenodioico):

Reação de polimerização para a obtenção do PET

O principal uso desse polímero é em garrafas plásticas, mas ele também é usado na fabricação de tecidos, cordas, filmes fotográficos, fitas de áudio e vídeo, guarda-chuvas, gabinetes de fornos e em embalagens.

Garrafas PET

Assuntos Relacionados