Whatsapp icon Whatsapp

Pólvora Clássica

A pólvora era usada como munição em canhões
A pólvora era usada como munição em canhões
A pólvora foi descoberta na China no Século IX e depois ganhou repercussão pelo mundo. A descoberta foi feita por alquimistas e foi acidental, a prova disso foi as primeiras referências à pólvora, elas aparecem como avisos em textos de alquimia: Não misturem certos materiais uns com os outros. Ao pesquisar um elixir da imortalidade, os alquimistas produziram vários incêndios ao fazer testes com os ingredientes enxofre e salitre (nitrato de potássio), daí o porquê do aviso.

Por volta do século X, a pólvora começou a ser usada na China, seu uso com propósitos militares era na forma de foguetes e bombas explosivas lançadas de catapultas. O canhão surgiu em seguida, a pólvora era usada para a propulsão das pesadas bolas de canhão. Depois da China, o uso militar da pólvora se espalhou para o Japão e a Europa.

A pólvora clássica (explosiva) é constituída por 75% de Salitre, 15% de carvão e 10% de enxofre. O principal componente - o salitre ou Nitrato de Sódio, cuja composição química é NaNO3, possui alto poder de combustão e explosão. A pólvora pode ser classificada de duas formas:

- Propelente: é a pólvora usada nas munições, se queima mais lentamente e constante.

- Explosiva: é usada basicamente para fogos de artifício (pólvora negra). Possui queima média a alta velocidade, é por isso que gera grande volume de gás e explode se estiver confinada.

Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Alumínio
Elemento metálico mais abundante da crosta terrestre, aspecto metálico branco, condutor de calor, Resistência à corrosão, Baixa densidade, Condutor de corrente elétrica, baixo ponto de fusão.
Características e nomenclatura das Bases
Bases, dissociação iônica, hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, hidróxido de alumínio, íons, cátion, ânion, hidróxido de ferro, hidróxido de cobre, sabor adstringente.
Classificação dos vidros
Saiba mais sobre a obtenção e utilização dos vários tipos de vidros.
Vidro
Material inorgânico, óxidos fundentes, silicato, estrutura atômica molecular não cristalina, Vidro natural, rocha vítrea, rochas vulcânicas, obsidiana, Vidro Sintético, sílica, vidro sódio-cálcico, vidro boro-silicato, cristal.
Óxidos anfóteros
Conheça a classificação dos óxidos em óxidos anfóteros, veja exemplos e como eles se comportam.
video icon
Escrito"Tiocompostos ou compostos sulfurados" em fundo laranja e próximo a um botijão de gás vazando.
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.